Com 46 anos de mercado, a Eurofarma está presente em 20 países. Foto: Divulgação.

A Eurofarma, farmacêutica brasileira presente em 20 países da América Latina, contratou a Infosys para realizar a migração de seu software gestão SAP ECC 6.0 para o S/4 HANA, nova geração do ERP da SAP. 

A empresa é a primeira do Brasil a realizar uma conversão completa para a nova plataforma. Outros projetos de adoção do SAP S/4Hana no país foram novas implantações.

“Mesmo os clientes que já atuavam com sistemas SAP optaram por realizar o projeto de adoção do S/4Hana ‘do zero’, o que é diferente do projeto feito na Eurofarma, que migrou todo o histórico de dados e customizações, sendo o primeiro projeto brownfield”, explica Daniel Ferreira, gerente de Tecnologia da Informação da Eurofarma.

A farmacêutica iniciou a implantação em 2017, com a criação do projeto S4Euro, e envolveu mais de 100 profissionais com o objetivo integrar dados e informações de todas as áreas em um único sistema. 

O projeto foi feito em 16 meses e resultou em 28 empresas de 13 países migrados, 71 mil tabelas convertidas e mais de 730 horas de treinamento realizadas por 500 colaboradores.

A Eurofarma conta com 1.490 usuários no sistema SAP, sendo 1.095 deles no Brasil.

“Este é um importante avanço na estratégia de transformação digital da Eurofarma, com o S/4 HANA abrimos muitas possibilidades para simplificar processos e democratizar os dados, gerando mais eficiência e colaboração entre as diversas áreas da empresa”, afirma Ferreira.

Além de armazenar o banco de dados completo da empresa, o sistema permite o cruzamento de informações de forma rápida.

O processo de adoção do S/4Hana foi feito em duas etapas. Há cerca de dois anos foi feita a migração do banco de dados para Hana com apoio da IBM. Em outubro de 2018, foi iniciada a migração do ERP.

Com 46 anos de mercado, a Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira. Presente em 20 países, atua na área de Prescrição Médica e Sem Prescrição, Genéricos, Hospital, Licitações, Oncologia, Veterinária e Serviços para segmentos de terceiros. 

No Brasil, o portfólio é representado por mais de 330 marcas, somando cerca de 1 mil apresentações que atendem à 28 especialidades médicas, cobrindo 48 classes terapêuticas.