A Caixa tem no financiamento habitacional um de seus principais negócios. Foto: divulgação.

A Universidade Caixa, instituição de educação corporativa do banco público, apostou na gamificação da LG lugar de gente, empresa especializada em soluções de tecnologia para gestão de RH, em seus treinamentos.

Com recursos de realidade virtual, um jogo personalizado foi desenvolvido para o treinamento dos engenheiros na avaliação de imóveis.

Inserindo o profissional dentro do imóvel, a tecnologia permite que o treinando circule pelo espaço do ambiente virtual, tendo uma visão 360° do local e identificando problemas estruturais para determinar o quanto essa propriedade custa.

Anteriormente, o treinamento era feito presencialmente e durava, em média, 13 dias. Esse tempo foi reduzido, mas a instituição não especificou o quanto.

Além disso, a universidade reduziu os custos de R$ 50,4 mil para R$ 2,4 mil em cada turma de 20 colaboradores.

Por conta da iniciativa, a Universidade Caixa recebeu o troféu ouro na categoria inovação entre as melhores universidades corporativas do mundo. A premiação foi concedida pela Global Council of Corporate Universities (GlobalCCU). 

No futuro, a instituição pretende lançar essa avaliação em realidade virtual para os clientes do segmento imobiliário.

A Caixa tem no financiamento habitacional um de seus principais negócios, oferecendo auxílio para a compra de imóveis prontos, construção e subsídios para habitação social, além de financiamento de imóveis comerciais. 

Já LG lugar de gente está no mercado desde 1985 e possui mais de 900 clientes e mais de 500 colaboradores.

A companhia faturou R$ 107 milhões em 2018, um aumento de 15% frente a 2017.

Entre os clientes, estão empresas como PwC, Claro, Riachuelo, Lojas Renner e Ricardo Eletro.

Um estudo da Research and Markets, empresa especializada em pesquisa de mercado, aponta que a gamificação na educação deve movimentar US$ 1,2 bilhão até 2020, com um crescimento médio anual de 66,22% entre 2016 e 2020.