Impressoras 3D da Ultima Maker em uso na Riosulense.

A Riosulense, metalúrgica catarinense de peças e soluções para o setor automotivo, adquiriu uma impressora 3D da Ultimaker com a Wishbox Technologies, focada na implementação da manufatura aditiva em empresas.

O modelo escolhido foi a impressora Ultimaker 3 Extended, utilizada no desenvolvimento de protótipos para moldes automotivos e para a avaliação das aplicações.

Anteriormente, cerca de 30% das ferramentas produzidas na empresa exigiam alteração devido a modificações de projeto, o que em alguns casos poderia elevar o custo final da peça. 

Com os protótipos de impressão 3D, a exigência de modificações de ferramentas caiu para menos de 5%. 

Sem uma resposta rápida dos clientes quanto aos ajustes nos moldes, o processo de ferramental, que uma impressora 3D poderia realizar em questão de horas,  levava entre duas e três semanas para ser concluído.

Além disso, a indústria dependia de uma empresa externa para fazer a modelagem final das suas ferramentas.

Ao final das adequações, era preciso até 60 dias para que a versão final, dependendo do grau de dificuldade e dimensões, fosse entregue ao cliente.

Com a nova aquisição, o tempo de desenvolvimento de protótipos foi reduzido em menos de uma semana e  os custos diminuíram, retornando o valor do investimento em menos de três meses. 

“Nosso processo de venda consiste no sucesso do cliente e, portanto, não estávamos dispostos a vender apenas o equipamento, mas a solução à fábrica que precisava reduzir o tempo de desenvolvimento das peças”, destaca Rodrigo Marin, diretor da Wishbox Technologies. 

Segundo a companhia, o processo se tornou muito aceito pela engenharia de desenvolvimento devido à flexibilidade e à oportunidade de desenvolver a criatividade, já que eles poderiam transformar os designs em uma peça de metal dentro de alguns dias.

“Empresas tradicionais que não se derem conta ou que não reconhecerem que precisam se reinventar nos dias atuais estão fadados a desaparecer cada vez mais em um curto espaço de tempo”, acredita Gunther Faltin, diretor superintendente da Riosulense. 

Com mais de 70 anos de atuação, a Riosulense está localizada em Rio do Sul, cidade com cerca de 61 mil habitantes no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Oferecendo mais de cinco mil itens, a empresa atende as principais montadoras do Brasil e de 25 países da América Latina, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Oceania. 

Também catarinense, a Wishbox Technologies atua no mercado de impressoras 3D desde 2011 e é a representante exclusiva da Ultimaker, além de ser revendedora oficial das fabricantes Formlabs e Makerbot.