Sérgio Valério, co-CEO da ITS.

O ITS Group acaba de receber a certificação da SAP  para venda e implantação do Hana, solução de processamento de dados em memória que é a grande aposta da multinacional alemã no momento.

A empresa gaúcha é uma das três consultorias no Brasil com a autorização e a única na região Sul. Uma das outras é a Sonda Procwork, que lançou uma solução específica para processamento de obrigações fiscais baseada na plataforma.

“Estamos no momento desenvolvendo os primeiros projetos usando tecnologia Hana”, afirma Sérgio Valério, co-CEO do ITS Group. “Nosso foco é por gerar ganho para os clientes. Nem a SAP nem nós acreditamos em tecnologia por tecnologia”, completa o empresário.

Valério não dá maiores pistas sobre o que pode estar em desenvolvimento no empresa, mas o Hana é hoje uma realidade que permeia o portfólio da multinacional alemã, boa parte dele representado na carteira da companhia gaúcha.

Uma possibilidade é rodar os próprios ERPs da multinacional sobre Hana, permitindo processamento em segundos do que antes demoraria dias. A base de clientes ativos da ITS era de 50 empresas no final de 2012.

Outra seria desenvolver aplicações de mobilidade com acesso softwares analíticos ou de CRM, todas áreas na qual a ITS atua diretamente ou por meio das empresas It’s Mobile, focada em mobilidade que já desenvolveu mais de 25 aplicativos sob demanda de clientes e outros em conjunto com o Co-Innovation Labs da SAP (Coil) ou a Mais CRM.

O Hana é o produto com maior crescimento na história da SAP: o faturamento com a  tecnologia de processamento em memória aumentou 15 vezes no Brasil no primeiro trimestre em relação com o mesmo período do ano passado.

O grande crescimento se deve em parte a uma base relativamente pequena de comparação. A SAP Brasil não revela quantos clientes o Hana tem no país. Em nível mundial é 1 mil clientes em 24 indústrias, pouco menos de 20% dos quais (170) já tem a novidade ativa.

A SAP tem estimulado o desenvolvimento de novas aplicações baseadas em Hana por meio de iniciativas como o Hana Startup Focus Program, que escolheu 10 empresas na América Latina para receber subsídios para o desenvolvimento de produtos. A companhia já anunciou US$ 500 milhões em investimentos nesse tipo de iniciativa.

Para a ITS, estar nesse barco é parte importante da estratégia a longo prazo. “Nós procuramos estar sempre alinhados ao posicionamento da SAP em cada momento. É o melhor caminho para crescer”, analisa Valério.

Além do SAP HANA Product Authorization, a ITS também é SAP Partner Center of Expertise, SAP Gold Partner e única Master Var SAP da Região Sul, coordenando uma rede de revendas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.