Microsoft quer você para desenvolver apps. Foto: divulgação.

No próximo sábado, 20, a Microsoft realizará em 53 cidades em nove estados o App Day, um treinamento exclusivo de desenvolvimento de apps para Windows 8 para a comunidade técnica.

Os treinamentos serão realizados de forma presencial em cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Caso o desenvolvedor não possa de deslocar para uma dessas unidades, será possível acompanhar os trabalhos via streaming, gratuitamente.

Criado pela área de inovação da Microsoft Brasil, o evento já conta com mais de 8 mil inscritos e tem o objetivo de oferecer informações e dicas para interessados em desenvolver aplicações para o último sistema operacional da fabricante.

Ao longo do dia, os participantes passarão por processos desde o desenvolvimento até publicação de seu aplicativo na Windows Store.

“Nosso objetivo é levar informações e treinamento de qualidade para os desenvolvedores", afirma Danilo Bordini, gerente de novas tecnologias da Microsoft Brasil.

Durante todo o dia, as pessoas receberão conteúdo técnico e um Certificado de Participação exclusivo, caso o profissional tenha a sua app publicada na MS Store, até o dia 5 de maio.

MAIS APPS, POR FAVOR

Iniciativas como o App Day são um indício que a Microsoft não pretende ficar para trás em sua loja de aplicativos, para chegar perto dos rivais Android e IOS.

Atualmente, segundo números da consultoria MetroStore, a empresa de Redmond conta com pouco mais de 40 mil apps cadastrados em sua plataforma, um ritmo fraco segundo os analistas, levando em consideração a data de lançamento do Windows 8, em outubro de 2012.

Para fins de comparação, a appstore da Apple conta atualmente com cerca de 800 mil aplicativos disponíveis para download, número semelhante ao que é disponibilizado na Google Play.