A Engecorps contratou o ConstruBIM para iniciar projetos com BIM. Foto: Suwatchai Pluemruetai/Shutterstock.
Para colocar em prática seus investimentos em BIM (Building Information Modeling), que incluíram a aquisição de hardwares e softwares, além de treinamentos, a Engecorps Engenharia contratou o ConstruBIM, empresa especializada em soluções de gestão de projetos de engenharia do Grupo Construtivo.
O início da parceria se deu com a modelagem do primeiro projeto piloto: a reforma e ampliação da estação Jardim Belval da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Barueri. Posteriormente, o sistema BIM foi utilizado para desenvolvimento de um anteprojeto para revitalização do Centro de Convenções da Bahia.
“Com o apoio completo do ConstruBIM na implementação desta tecnologia, incluindo desde treinamento, consultoria e modelagem dos processos, conseguimos aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente, além de aprender os processos e fluxos de trabalho”, declara o chefe de departamento de Arquitetura e BIM manager da Engecorps, Marcelo Fugimoto.
Ambos os projetos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2014.
“Foi possível perceber uma otimização na geração de pranchas finais do projeto. Além disso, a visualização do modelo em 3D possibilitou obter maior clareza dos arranjos de projeto, facilitando na compatibilização e identificação de interferências”, pontua Fugimoto.
A redução do tempo na elaboração dos projetos também é outro ponto que agrega valor na modelagem em BIM.