Claudio Maggieri. Foto: divulgação.

A Zap Imóveis, portal de classificados de imóveis controlado pelo Grupo Globo, adotou uma solução de recursos humanos da ADP para acompanhar a sua expansão operacional pelo país.

A empresa, que abriu cerca de 19 filiais pelo país nos últimos anos - incluindo aí a compra do portal Pense Imóveis da gaúcha RBS - implementou o HCM Full, suíte completa de RH da multinacional. Com isso, a Zap pretende suportar o crescimento de 64% em sua equipe.

"Para dar esse importante passo um fator era fundamental garantir a comunicação ágil, unificada e confiável entre as regionais e dar rapidez ao processo de contratação de funcionários", afirmou a empresa em nota.

De valor não divulgado, a implantação no formato SaaS foi realizada em três meses, envolvendo módulos de gestão de folha de pagamento, contábil, de segurança do trabalho, de processos de RH e de saúde, atendendo cerca de trezentos funcionários.

"A grande vantagem do HCM Full é acabar com o retrabalho. Passamos a ter a segurança de que cada informação que entra é única dentro do sistema e de que tudo é controlado automaticamente", diz a diretora administrativo-financeira da ZAP, Simone Dunker.

De acordo com a Zap, a tecnologia da ADP trouxe uma visão global dos dados dos funcionários, com acesso a métricas e indicadores. Além disso, a solução disponibilizou serviços automatizados aos funcionários, como solicitações e consulta a dados.

Para o vice-presidente de implantação de projetos da ADP para a América Latina, Cláudio Maggieri, a adoção do HCM Full deve proporcionar um aumento de produtividade de até 40% para o setor de RH da companhia.

“Ao implantar um sistema completo de tecnologia, a empresa consegue abandonar controles paralelos, o que melhora a operação como um todo e gera dados estratégicos para embasar decisões a respeito de políticas de RH”, afirma Maggieri.

O gerente financeiro da Zap, Jair Liberal, notou o ganho de produtividade após a adoção da plataforma. Para incluir um funcionário admitido no sistema, a empresa levava dois dias. Agora, o processo se dá em apenas 1 hora.

“Isso possibilita fazermos um número muito maior de contratações em um prazo muito menor. Toda a fase operacional foi automatizada”, diz Liberal.

Braço de vendas imobiliárias da Globo, a Zap Imóveis vem investindo alto na expansão de suas operações e serviços, com a abertura de filiais no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Brasília, além do eixo Rio-São Paulo.

A estimativa de crescimento da companhia para 2014 foi 38%, com planos de subir este percentual para 45% em 2015.