Bill McDermott durante seu keynote no Sapphire Now. Foto: SAP
A SAP tem uma nova estratégia para vender o S/4, a última versão do seu sistema de gestão, totalmente baseada na plataforma de computação em memória Hana.
O chamado Value Assurance é um modelo de contração de implementação do sistema de gestão com quatro níveis, com envolvimentos diferentes da SAP e de parceiros selecionados.
Neste primeiro momento, embarcaram no programa as três das Big Four de consultoria empresarial (PwC, EY e Deloitte) e alguns dos maiores parceiros de tecnologia (Accenture, IBM, Capgemini e Wipro). Mais parceiros devem ser agregados nos próximos meses.
Os “pacotes de serviços” são uma maneira da SAP organizar o seu nível de envolvimento nos projetos de migração para o S/4, que podem ir desde a validação dos blueprints até a execução total, passando pelos estágios intermediários de implementação técnica, migração de dados e implantação funcional.
Cada pacote contempla um nível de adesão por parte dos parceiros, o que é uma maneira de estabelecer uma definição de papeis mais clara à medida em que a migração ganha massa crítica e a SAP se prepara para uma fase de adoção mais massiva do novo produto.
Executivos da SAP são unânimes em frisar a velocidade da adesão da base à nova tecnologia. Nos primeiros 12 meses, foram 3,2 mil implantações no S/4, contra 2,8 mil da última versão do SAP ERP, quando do seu lançamento. No Brasil, são pouco mais de 300 os clientes em alguma fase de implantação do novo produto.
É uma parte pequena dos quase 300 mil clientes da SAP em nível mundial e 3,2 mil no Brasil (é verdade também que uma minoria desses clientes podem vir se interessar pelo S/4, um produto para a parte de cima da pirâmide).
Apesar de enfatizar a velocidade de adesão, em tese acima do esperado pela SAP, o CEO da companhia, Bill McDermott, fez uma espécie de mea culpa sobre a atuação recente da companhia durante seu keynote no Sapphire Now, evento mundial da empresa encerrado em Orlando nesta quinta-feira, 19.
McDermott disse ter refeito sua apresentação depois de uma conversa sincera com CIOs dos 30 maiores clientes da companhia no escritório californiano da empresa poucas semanas atrás.
“Eles me prestaram a maior cortesia profissional: falar a verdade”, comentou o CEO da SAP. “E o recado teve um lado bom, que o fato de eles estarem contentes com a nossa tecnologia e um ruim, no sentido que nós fizemos um mal trabalho de comunicar nossa estratégia através de um plano simples”, agregou o executivo.
Além de anunciar o Value Assurance, McDermott disse que a SAP publicaria roadmaps minuciosos por indústria sobre a migração para o S/4, um detalhe importante uma vez que a nova versão envolve reescrever todos os módulos dos produto para rodar no novo banco, um processo previsto para durar anos.