Centro de pesquisas da Atech. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Atech, empresa da Embraer especialista em sistemas de controle de tráfego aéreo, implementou o software de gestão S/4 Hana da SAP rodando na nuvem, em um projeto conduzido em nove meses pela KPMG.

Os primeiros dois meses do projeto foram focados em avaliar o nível de adoção, com objetivo de manter o máximo possível dentro da oferta standard do ERP da SAP.

Os outros sete meses dedicados ao processo de implementação, que seguiu de forma totalmente remota, com go live no início de 2021.

Operam integradas ao novo ERP digital as áreas de suprimentos, vendas, produção, manutenção, projetos, finanças que inclui ativos imobilizados, contas a pagar/receber, tesouraria, contabilidade e controladoria.

“Precisávamos de um sistema de gestão empresarial com arquitetura integrada e inteligente, que reduzisse a complexidade da TI e trouxesse dados consistentes, assertivos e transparentes para geração de relatórios de ponta a ponta para gerar insights de negócios, agilizar a tomada de decisão, além de sustentar nossos planos para o futuro”, resume Mauro do Santo Junior, Head de Inovação e TI da Atech.

Também deve ter ajudado na decisão o fato da Embraer ser ela mesma um cliente de longa data da SAP, com a implementação do primeiro sistema de gestão da multinacional alemã feita ainda em 2002.

A Atech desenvolve sistemas de comando e controle usados pela indústria de defesa. A Embraer comprou uma participação de 50% na empresa em 2010 por R$ 36 milhões.

A empresa tem entre seus clientes a Marinha e foi fornecedora do Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia.