Hospital Adventista Silvestre. Foto: divulgação.

A MV, empresa nacional especializada em soluções de saúde, anunciou dois contratos com duas operadoras de plano de saúde - a Silvestre Saúde e Salutar Saúde - para a implementação da software Soul MV.

Segundo a MV, ambas as companhias adotaram a solução para automatizar seus processos administrativos, financeiros e gerenciais, assim como atender exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os valores dos contratos não foram abertos.

A ANS determina diversas obrigações legais, dentre as quais, a disponibilização de arquivos que informam a movimentação mensal de beneficiários, os gastos com consultas e exames, e os dados cadastrais e financeiros das operadoras.

A Silvestre Saúde está em fase de implantação do Soul MV, com cerca de 60 funcionários da empresa já em treinamento pela equipe da MV. A partir do próximo semestre, a operadora de plano de saúde passará a utilizar a solução.

De acordo com Vilson de Oliveira, o novo sistema trará rastreabilidade das integrações com atualização de dados e eliminará a quantidade excessiva de controles manuais pela parametrização de regras dentro das soluções.

"Com essa parametrização, o usuário não precisa, por exemplo, utilizar planilhas ou materiais impressos para conferir como realizar corretamente determinados procedimentos", afirmou o executivo.

Como o sistema MV também oferece serviços web, os beneficiários e as empresas clientes do Silvestre Saúde terão à disposição o autosserviço, com a possibilidade de atualização cadastral e consulta de carências, solicitar reembolso e guias médicas, obter demonstrativo de Imposto de Renda, emitir boleto bancário e segunda via de pagamentos.

Ligada à Rede Adventista Silvestre de Saúde, que conta com o primeiro hospital particular do Rio de Janeiro e o primeiro do mundo a realizar transplante de pâncreas, a operadora foi pioneira ao lançar, em 2009, o plano de saúde para a terceira idade no Rio de Janeiro.

Também com base no Rio de Janeiro, com cerca de 30 mil assoaciados, a Salutar Saúde está em fase de implantação do Soul MV, uma medida para agilizar processos e melhorar o atendimento aos clientes.

“Para a realização de qualquer procedimento junto ao beneficiário e ao cliente precisamos envolver o call-center. Com o novo sistema, temos a expectativa de modernizar os processos, diminuir essa dependência e, consequentemente, melhorar a performance do atendimento”, comentou o gerente de TI da Salutar Saúde, Márcio Loureiro.

Por meio do Soul MV, a operadora terá acesso a uma ferramenta de controle de relacionamento, que fornece informações sobre a relação junto a beneficiários, empresas e prestadores, além de serviços e garantia de atendimento à exigência da ANS no que diz respeito à ouvidoria.

Como o projeto de implantação do sistema MV tem previsão de conclusão nos próximos meses, cerca de 40 funcionários já estão em treinamento.

Com uma receita líquida de R$ 161 milhões, 20% a mais em relação à receita de 2013, a MV atende a mais de mil instituições, 100 mil médicos e 250 mil profissionais no Brasil, América Latina e África, entre hospitais, operadoras de planos de saúde, unidades de saúde pública e secretarias de saúde.