Baguete
InícioNotícias> Google escolhe Toronto para cidade inteligente

Tamanho da fonte:-A+A

ALPHABET

Google escolhe Toronto para cidade inteligente

Júlia Merker
// segunda, 19/06/2017 12:31

A Sidewalk Labs, unidade de inovação urbana da Alphabet (holding que também abriga o Google), apresentou um projeto para revitalização de uma faixa de 12 hectares no centro de Toronto a partir de um recente pedido de propostas da cidade.

A Sidewalk Labs apresentou um projeto para revitalização de uma área no centro de Toronto. Foto: Pexels.

Fontes da Bloomberg informaram que os detalhes da proposta ainda são privados, mas que o projeto tem relação com a ambição da empresa de criar uma cidade ou distrito conectado e de alta tecnologia a partir do zero.

A construção será a primeira cidade digital da Alphabet, onde serão desenvolvidas, testadas e implementadas soluções tecnológicas que tornem os espaços urbanos inteligentes e conectados. Uma vez testadas, as soluções poderão ser replicadas em outros centros urbanos. 

A cidade inteligente será construída em uma região à margem do lago Ontário e próxima ao centro de Toronto, cidade reconhecida como um importante polo financeiro e tecnológico.

No ano passado, o Google começou a falar abertamente sobre a construção de uma zona urbana "da internet", com algumas das mesmas ferramentas e princípios que alimentam o sucesso em muitas empresas de tecnologia. 

Antes de apresentar uma proposta para Toronto, o Sidewalk Labs discutiu a criação de projetos em Denver e Detroit, segundo a Bloomberg.

O Canadá conta com a Waterfront Toronto, uma corporação pública destinada a revitalizar uma parcela do centro da cidade de 2000 hectares, desde 2001. 

No início deste ano, a agência solicitou propostas para parte dessa área: uma nova "comunidade" chamada Quayside a ser desenvolvida com um “parceiro de inovação e financiamento" privado. 

O Quayside foi apresentado com "um banco de provas para tecnologias, materiais e processos emergentes que abordarão esses desafios e soluções que podem ser replicadas em cidades em todo o mundo".

Criado há dois anos, o Sidewalk Labs esteve entre as primeiras unidades independentes do Google antes da fundação da holding Alphabet. Até agora, o projeto mais visível da companhia é o LinkNYC, uma rede de quiosques wi-fi suportados por anúncios na cidade de Nova York, administrado pela Intersection, investida pela Sidewalk Labs.

Júlia Merker