Baguete
InícioNotícias> Startup lança sistema de big data gratuito

Tamanho da fonte:-A+A

GAIO

Startup lança sistema de big data gratuito

Júlia Merker
// segunda, 19/06/2017 16:42

A startup mineira Gaio acaba de lançar sua plataforma gratuita de big data e analytics. O plano da companhia é faturar com serviços voltados para a ferramenta.

Eder Balbino, co-fundador da Gaio. Foto: Divulgação.

A plataforma Gaio oferece dashboards conectados para análise de dados e possui uma espécie de rede social interna que gera tarefas para os colaboradores. Os usuários podem trabalhar de forma colaborativa em torno de dados, compartilhar informações, experiências e projetos.

No primeiro ano de atuação, a companhia tem o objetivo de conquistar 28 clientes com serviços, trabalhando com empresas de médio e grande porte. 

Além disso, a expectativa é que o download gratuito da ferramenta alcance 100 mil usuários.

“A Gaio se posiciona como plataforma de construção de aplicações analíticas, e não como ferramenta de BI. Queremos transformar as decisões das empresas em escolhas orientadas por dados, mas de uma forma acessível, rápida e simples”, conta Eder Balbino, um dos fundadores da startup. 

Os serviços oferecidos pela empresa são implantação, suporte, treinamento e mentoria personalizada.

"Além dos serviços separados, oferecemos o T Package, um pacote de 30 dias que transforma a rotina da empresa para torná-la orientada por dados. A proposta inclui implementação, workshops, treinamentos técnicos e mentoria para construção de aplicações analíticas", detalha Balbino.

A Gaio permite que analistas de diversos departamentos construam dashboards interconectados sem a necessidade de programação (somente arrastando “caixas”), além de aplicar modelos preditivos. 

“É uma plataforma open source que traz soluções que dão poder real aos analistas para construírem aplicações inteiras de análise do negócio”, complementa Balbino.

Balbino é cientista de dados formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O executivo atuou por dois anos como head de big data do Grupo Algar. Já Calebe Aires, co-fundador da Gaio, é advogado especialista em direito digital com mais de dez anos de experiência em desenvolvimento e softwares para empresas como Lince Analytics.

Júlia Merker