Menos atestados, mais trabalho saudável na Oi. Foto: Flickr.com/elentir

Em nove meses, a Oi reduziru em 37% os índices de internações hospitalares de colaboradores, e em 13% o de consultas em pronto socorro, com seu programa de saúde preventivo, implantado em parceria com a Funcional, especializada em gestão de saúde.

Voltado para colaboradores da Oi e seus dependentes, o programa, batizado de Vida Saudável, atende a cerca de 2 mil pessoas.

A prioridade é a prevenção, com monitoramento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, cardiopatias e asma.

Com isso, permite avaliar condições de impacto e fatores de risco modificáveis, como sedentarismo, obesidade, tabagismo, stress, entre outros.

Os resultados, além dos já mencionados, somam também aumento de 103% no cumprimento de protocolos de exames de acompanhamento para doenças cardiovasculares e de 29% na adesão aos protocolos de diabetes mellitus.

Foram registradas, ainda, estabilização de indicadores de pressão arterial e ampliação na adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes portadores de doenças crônicas, que cresceu 58%.

“É fundamental ter uma equipe saudável. O programa usa a inteligência de informação para identificar, prevenir e diminuir a incidência de doenças e suas complicações em nossos colaboradores”, diz Daphne Braga, consultora médica do trabalho da Oi.

Segundo ela, o programa se baseia no tratamento de dados coletados entre os colaboradores e demais integrantes, sobre os quais foram desenhados os perfis de saúde, riscos e necessidades.

A partir disso, foi montada uma estrutura de tele monitoramento e visitação domiciliar dos participantes.

“Presente em todo o território nacional, a Oi tem aproximadamente 33 mil vidas, entre colaboradores e seus dependentes, espalhadas por 267 municípios”, comenta Marcos Mendes, diretor de Relações do Trabalho da Oi. “O Vida Saudável é um aliado na gestão de gente da Oi”, completa.

A PARCEIRA
A Funcional é especializada em inteligência em gestão de saúde, benefício medicamento (PBM), benefício vacina e gestão de programas de saúde.

A companhia disponibiliza a empresas e operadoras de saúde serviços e produtos customizados, adaptados a cada projeto.

Para tanto, conta com parcerias com operadoras, redes de farmácias, distribuidores e indústrias farmacêuticas, clínicas de vacinação, corretoras e seguradoras, entre outros.