por Prophix
PÓS-PANDEMIA

Agilidade no planejamento, orçamento e previsão

19/07/2021 09:03

Pesquisa da FSN aponta o caminho que o Financeiro deve seguir, por Gary Simon.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A pesquisa de 2021 da FSN “Agilidade no Planejamento, Orçamento e Previsão (POP)”, aponta para um novo caminho para o Financeiro seguir após a turbulência causada pela pandemia. Planejar, fazer orçamentos e previsões foi o processo financeiro mais difícil e complicado desta crise, e isso aumentou a urgência de investimento na transformação digital.

A pesquisa confirma que a lacuna de automação, ou seja, o potencial encontrado no processo POP é particularmente alto, mas também sugere que a busca pela automação não deve ser indiscriminada. Por exemplo, embora a velocidade do processo do POP tenha melhorado em geral desde 2017, a precisão do planejamento orçamentário e da previsão se deteriorou. Além disso, embora muitas organizações tenham gasto mais tempo no processo de POP, isso também não conseguiu oferecer nenhuma melhoria na precisão ou agilidade.

Usar a previsão com mais frequência também não ajuda. Chamamos isso de efeito da 'roda do hamster', o financeiro está rodando cada vez mais previsões, mas não vai a lugar nenhum porque os fundamentos da metodologia dessas previsões não mudaram.

Portanto, a pergunta óbvia é: qual deve ser o foco da automação e da transformação digital agora?

Foi a agilidade do processo, ou seja a incapacidade de responder com precisão e rapidez às novas circunstâncias, que decepcionou durante a pandemia. Mas seria um erro focar puramente na pandemia. A agilidade também é um atributo essencial da previsão no curso normal dos negócios. Quando o ‘novo normal’ chegar, as organizações precisarão ser capazes de responder rotineiramente às mudanças nos modelos de negócios, mudanças organizacionais e aquisições, para citar apenas alguns.

Felizmente, a pesquisa da FSN mostra exatamente o que impulsiona o aumento da agilidade. A pesquisa comparou o desempenho de “líderes de transformação” (aqueles que transformaram completamente o processo do POP nos últimos 3 anos) com aquelas organizações que não iniciaram sua jornada de transformação. Surpreendentemente, os líderes de transformação tiveram desempenho superior em cada um dos benchmarks de desempenho da FSN e identificaram que sucesso de seus departamentos se apoiava em dois pilares: obter a infraestrutura certa e usar as técnicas de contabilidade mais adequadas.

Quando se tratava de infraestrutura, os líderes de transformação haviam evitado planilhas avulsas para entrada de dados e relatórios há muito tempo. Em vez disso, os líderes de transformação alcançaram o domínio dos dados hospedando todos os seus dados (financeiros e não financeiros) em um ambiente unificado, como um sistema de Corporate Performance Management na nuvem. Esse software especializado forneceu a inteligência financeira essencial (por exemplo, periodicidade, dimensões, regras contábeis) necessária para construir rapidamente um aplicativo robusto de planejamento, orçamento e previsão.

Este investimento na plataforma deu 'permissão' a capacidade para implantar técnicas de contabilidade avançadas, como previsões contínuas, orçamento base-zero e planejamento de cenário. A pesquisa da FSN identifica que cada uma dessas técnicas por si só dá um benefício excepcional, mas esses métodos não são mutuamente exclusivos. A pesquisa conclui que, embora cada técnica mereça seu próprio lugar na maleta de ferramentas do CFO, o ideal é que elas sejam usadas juntas. Por exemplo, as previsões contínuas trazem maior agilidade, o orçamento base-zero aumenta a precisão e o planejamento de cenários permite que as organizações olhem mais para o futuro.

A boa notícia é que tudo isso está ao alcance do departamento financeiro moderno. A transformação digital é essencial e munidos dessa pesquisa, agora sabemos exatamente por que e como.

Gary Simon está entre os "10" perfis de Líderes mais vistos no LinkedIn no Reino Unido e é um palestrante muito procurado e fonte confiável de 'liderança inovadora' e análises sobre finanças e sistemas de negócios para CFOs em todo o mundo.

FSN Publishing é uma editora inglesa que oferece aos profissionais de finanças em todo o mundo 'liderança inovadora', análises vitais e uma visão profunda sobre os principais desenvolvimentos no mundo dos sistemas de negócios, finanças e contabilidade.

Quer saber mais sobre a Prophix e como simplificamos seus processos financeiros? Venha nos conhecer em nosso próximo evento online e gratuito: LIVE Webinar - Aumente a qualidade do seu Planejamento Orçamentário com Prophix