A empresa conquistou as certificações IATF 16949 e ISO 9001 em um período de menos de 12 meses de projeto. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A Covercraft, americana especializada em capas automotivas personalizadas, adotou a EQM, solução de gestão da qualidade empresarial da SoftExpert, para conquistar certificações relacionadas ao Sistema de Gestão de Qualidade.

Nos últimos cinco anos, a Covercraft adquiriu unidades de negócio como ADCO, Carver Industries, GT Covers e Marathon Seat Covers e o crescimento acabou criando dificuldades para gerenciar todos os processos de forma organizada.

Assim, a empresa buscou no mercado um software que pudesse ser aplicado em todas as unidades e administrado de forma centralizada.

Segundo a companhia, a escolha da ferramenta da SoftExpert ocorreu por ser uma plataforma modular e escalável, o que permite a padronização das atividades de negócio e atendimento dos requisitos que regulamentam o setor na velocidade que a companhia necessita.

Após três meses de implementação nas fábricas do Texas e Oklahoma, nos Estados Unidos, a empresa já tinha automatizado os processos na unidade do México, onde afirma que o sistema atendeu aos requisitos de controle de documentos bilíngues.

“A solução é altamente configurável e em pouco tempo permitiu exercermos um excelente nível de controle sobre a organização, impulsionando a padronização em todas as plantas”, afirma Roby Potts, diretor de qualidade da Covercraft.

O sistema é usado nas áreas de fabricação e suporte, principalmente para gestão, entrega e controle de documentos. 

Além disso, a equipe de qualidade está utilizando a ferramenta para gerenciar planos de ação, com a implementação de ações corretivas e preventivas, assim como para conduzir mudanças e auditorias.

Com a estruturação e documentação dos processos operacionais, as unidades fabris puderam replicar o modelo de gestão sem a necessidade de desenvolver instruções de trabalhos locais.

Em um período de menos de 12 meses de projeto, a Covercraft conquistou duas certificações relacionadas ao Sistema de Gestão de Qualidade: a IATF 16949 foi obtida em duas instalações da companhia e a ISO 9001 foi conquistada na fábrica do México.

Agora, a Covercraft tem como desafio automatizar os processos em outras duas fábricas nos próximos três meses, liberar o fluxo de trabalho de gerenciamento de mudança, desenvolvido recentemente, e implementar o componente APQP, que ajudará a garantir o controle no desenvolvimento de novos produtos.

Fundada em 1965 e sediada em Oklahoma, a Covercraft tem unidades na Califórnia, Colorado, Montana, Carolina do Sul e Texas, nos Estados Unidos, além de Mexicali, no México.

A empresa conta com mais de 1 mil colaboradores e tem um portfólio de 300 mil modelos.

Já a SoftExpert, no mercado desde 1995, conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários em mais de 40 países.