AÇO

Inoxplasma adota ERP da Cigam

19/07/2021 17:42

Projeto foi conduzido pela Cigam Prodaly, unidade da empresa localizada em São Paulo.

Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Inoxplasma, paulistana especializada no fornecimento de artefatos de aço inoxidável, adotou o ERP da Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial, com projeto conduzido pela Cigam Prodaly, unidade da empresa localizada em São Paulo.

Até então, a companhia utilizava uma plataforma desenvolvida sob medida para as demandas específicas para Inoxplasma, que precisava ser constantemente atualizada para acompanhar a evolução do negócio e as mudanças recorrentes na legislação e nas normas de mercado.

Além disso, o sistema antigo apresentava outras limitações e, por isso, não atendia integralmente às necessidades da empresa, o que fazia com que alguns processos críticos fossem realizados manualmente, com a utilização de arquivos e planilhas.

“Perdíamos horas desnecessárias com tarefas que deveriam ser automatizadas, sem contar o retrabalho, especialmente na emissão de pedidos, controle de estoque e relatórios gerenciais”, conta Acácio Alves de Lima Neto, gerente de produção e qualidade da Inoxplasma.

A área de vendas, segundo o executivo, também perdia em agilidade por não ter em mãos informações necessárias para fechamento de negócios.

Com o objetivo de otimizar processos internos e melhorar a gestão, a empresa conheceu diversas opções de mercado e decidiu pela Cigam por conta da aderência da solução ao modelo de negócio e o atendimento às suas duas plantas de forma centralizada.

“Tivemos uma resistência inicial, mas os treinamentos realizados ao longo da implementação dos primeiros módulos, que durou cerca de quatro meses, ajudou a quebrar essas barreiras iniciais”, conta Neto.

De acordo com o executivo, a automação das tarefas críticas trouxe benefícios imediatos, especialmente ganho de tempo e redução de erros. Além disso, a solução teria acelerado a operação em toda a cadeia produtiva e garantido maior controle aos gestores da companhia.

“Hoje é possível entregar em minutos informações que demoravam horas para serem consolidadas e conseguimos saber rapidamente o que temos disponível em estoque para uma melhor gestão dos pedidos, com precisão acima de 90%”, avalia Neto.

Assim, a equipe de vendas consegue enxergar na tela os suprimentos disponíveis antes de fechar um orçamento, antecipar compras e programar a produção.

Na área financeira, a empresa também aponta ganhos expressivos desde que a emissão e consolidação de documentos fiscais foi automatizada.

Com o ERP, agora é possível realizar instantaneamente cálculos tributários a partir de um módulo alinhado com a legislação em vigor, inclusive nas transações de importação e exportação.

“O Cigam nos permite ter uma visão holística da empresa, favorecendo a gestão integrada de todo fluxo de atividades. Assim, conseguimos aprimorar a gestão de materiais, pedidos e pessoas, acelerando negócios ao mesmo tempo em que geramos economia financeira”, resume o gerente de produção e qualidade da Inoxplasma.

Após os treinamentos, o gestor conta que agora o time está apto a extrair o melhor do sistema, a ponto de internalizar departamentos que eram terceirizados, como contabilidade e RH.

Com quase 30 anos de operações, a Inoxplasma produz desde barras, tubos, chapas e cantoneiras a produtos de caldeiraria para empresas de diferentes setores da economia no Brasil e no Mercosul. A empresa conta com 90 colaboradores diretos e 30 indiretos.

Para 2021, a companhia prevê um crescimento de 12% com faturamento de R$ 10 milhões.

No mercado de software de gestão empresarial desde 1986, a Cigam possui uma das maiores bases instaladas de ERP do Brasil, sendo a primeira na região Sul do país e a quinta no território nacional. 

A companhia também oferece soluções em CRM, BI, RH, PDV e mobile. Atualmente, conta com mais de 5 mil clientes e 800 profissionais, mantendo uma taxa de fidelidade de 99,98%.

Veja também

FARMÁCIAS
Pague Menos migra para S/4 em 4 meses

Novo ERP da SAP foi implementado na rede de farmácias pela Mignow.

RITMO
Senior Sistemas cresce 40% no primeiro semestre

Empresa projeta um faturamento de R$ 600 milhões até o fim do ano.

LOGÍSTICA
Tritec adota WMS da Senior

Através da solução, a empresa registrou ganho de produtividade de 364%.

AGRO
Santa Efigênia usa B1 da SAP

Fazenda no oeste da Bahia quer mais controle sobre informações da propriedade.

OU
Martiplast: projeto de e-commerce com VTEX

Implantação foi da consultoria gaúcha Brava e a plataforma foi integrada com o ERP da Cigam. 

DADOS
Grupo Cocal usa Klassmatt para sanear cadastros

A companhia do setor sucroenergético usa tecnologia da gaúcha Integra.