Alexandre Conceição,

Tamanho da fonte: -A+A

Alexandre Conceição, ex-CIO do BB Tecnologia e Serviços, acaba de assumir como CEO do Original Hub, a operação de tecnologia da fintech de mesmo nome.

Original Hub oferece o chamado Banking as a Service (BaaS), um pacote de serviços de tecnologia que permite aos clientes rodarem suas próprias ofertas de fintech, usando a infra do banco. 

A empresa tem 40 fintechs e instituições parceiras, entre clientes e prospects. 

Só no primeiro semestre de 2021, a empresa processou mais de 73 milhões de transações para fintechs e parceiros, incluindo serviços de pagamento pelo PIX, liquidação de boletos bancários, agendamento de débito automático, saque na rede Banco 24 Horas, entre outros.  

“O BaaS é o caminho para acelerar a oferta de serviços financeiros em qualquer ecossistema digital e assumir essa posição em uma instituição financeira tão inovadora como o Banco Original é um grande desafio. Estou empolgado em poder contribuir com ainda mais avanços no mercado”, afirma Conceição. 

Conceição fez carreira no Banco do Brasil, onde trabalhou por 33 anos, começando como office boy em Brasília em 1985 e passado por mais de uma dezena de cargos na área de TI, incluindo a lideranças das operações de TI do banco nos Estados Unidos e, a partir de 2019, a posição de CIO na BB Tecnologia e Serviços.

A BB Tecnologia e Serviços é antiga Cobra, uma estatal de tecnologia criada ainda nos anos 70, que tinha o Banco do Brasil entre os seus principais clientes e passou a ser controlada pelo BB ainda nos anos 90, adotando o atual nome em 2013.

O Original Hub também contratou Pablo Giordano Oliveira, ex-gerente de sistemas e infraestrutura da Cooperforte, uma cooperativa de crédito para funcionários públicos do setor financeiro com 151 mil associados, para assumir o cargo de CIO.

O Banco Original atua nos segmentos varejo, corporate e agronegócio, intitulando-se como o primeiro banco 100% digital do Brasil. Seu projeto começou em meados de 2013, com investimentos que chegaram a R$ 600 milhões na construção da plataforma digital.