Ideias inovadoras, investidores atraídos. Foto: Flickr.com/korosirego

O Sul foi destaque, com sete das dez emrpesas eleitas como as incubadas ou vinculadas a parques tecnológicos do Brasil mais promissoras para investimento, na classificação da Finep e Anprotec apresentada durante o Seed Forum, na terça-feira, 18.

O evento, que ocorreu dentro do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, em Foz do Iguaçu, cita as gaúchas Cliever, Egalitê e Aquiris, além das catarinenses Arvus, BraBo, TopMed e FabriCO.

Do Rio Grande do Sul, Egalitê e Cliever são incubadas na Raiar da PUC-RS, enquanto a Aquiris é sediada no Tecnopuc.

A primeira atua na inserção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho, enquanto a Cliever afirma ter criado a primeira impressora 3D projetada e fabricada inteiramente no Brasil e a Aquiris é especialista em desenvolvimento de games.

Da leva catarinense, a  Arvus fornece soluções para agricultura de precisão, a BraBo fabrica equipamentos de perfuração de poços e túneis, a TodMed produz equipamentos médico-hospitalares e a FabriCO é focada em  ferramentas de educação à distância.

O grupo das dez selecionadas pela Finep e Anprotec se completa com a O2C, do Rio de Janeiro, Requisito Tecnologia, de Goiânia, e Ventrix, de Itajubá.

Ao todo, o grupo de empresas eleitas pelas entidades somaram faturamento em torno de R$ 10 milhões em 2011.

Para eleger as indicadas, especialistas da Finep e Anprotec analisaram aspectos de inovação, estratégia mercadológica, equipe e perspectivas de retorno do investimento.

O Seed Forum é um programa de capacitação empresarial consolidado em eventos de aproximação entre empresários e representantes de fundos de investimentos, investidores corporativos e os chamados anjos.

Do evento deste ano participaram mais de 100 convidados, entre empresários, investidores e representantes das instituições envolvidas no seminário.

“É hora de confiar no seu produto e colocar em prática a orientação dos analistas da Finep”, comenta Rodrigo Krug, da Cliever.

Desde 2000, a Finep já realizou 37 Seed Foruns, com mais de 240 empresas treinadas. Destas, 18% conseguiram obter recursos após submeterem seus negócios a investidores.