Katia Galvane, CCO da Tacira. Foto: Divulgação.

O município de Valinhos, no interior de São Paulo, acaba de inaugurar seu primeiro espaço público inteligente. A Tacira, especializada em soluções para cidades inteligentes, foi responsável pelo projeto realizado na Praça Washington Luís. 

“O objetivo do projeto era oferecer um espaço interativo e integrado, visando a aumentar o interesse, a permanência e a frequência dos cidadãos e dos visitantes locais”, ressalta Katia Galvane, CCO da Tacira.

O projeto foi desenvolvido e implementado em quatro meses. A iniciativa contempla seis serviços digitais para atender as áreas de sustentabilidade, segurança, governança e experiência local. 

A Praça Washington Luís conta agora com wi-fi público (com cinco pontos de acesso), painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees, além de uma plataforma de colaboração e participação cidadã. 

As soluções são gerenciadas por meio da plataforma Civis, responsável pela captura, integração dos dados e gestão fim-a-fim de todos os serviços fornecidos. 

Para ter acesso ao serviço de wi-fi, o usuário precisa preencher um cadastro ou acessar a rede através de suas redes sociais. 

Nos painéis informativos espalhados pela praça, os visitantes têm acesso às notícias da prefeitura e região, entretenimento, informações de utilidade pública e de serviços prestados nos estabelecimentos comerciais locais.

Já o serviço digital Smart Tree foi desenvolvido com foco em sustentabilidade. Através do aplicativo Civis, ao realizar a leitura do QRCode afixado nas árvores, o usuário visualiza informações de cada uma das mais de 210 árvores presentes na praça Washington Luís. 

Para aumentar a segurança no local, além de iluminação LED, foram instaladas sete câmeras de monitoramento full HD interligadas à Guarda Municipal. 

O aplicativo Civis ainda garante o acesso ao Sistema de Colaboração e Participação Cidadã, no qual é possível registrar reclamações, sugestões, solicitações, acompanhamento e comentários referentes à praça.

“A praça Washington Luís é um dos cenários mais tradicionais de Valinhos e não recebia manutenção há 30 anos. Seguindo o conceito de Smart Place, criamos um projeto arquitetônico que traz modernidade a região, porém preservando as características marcantes da cidade”, explica Galvane.

O município, localizado na região metropolitana de Campinas, tem cerca de 107 mil habitantes.

Com sede em São Paulo, a Tacira possui projetos em cidades como Águas de São Pedro, interior de São Paulo; Lavras, sul de Minas Gerais; e Itatiba, também no interior de São Paulo.