A B1Agribusiness é composta por módulos que controlam a gestão agrícola e pecuária. Foto: Pexels.

O Grupo Guarujá, companhia de pecuária e agricultura que possui três fazendas em Campo Grande e uma em Cuiabá, adotou o B1Agribusiness, software complementar ao SAP Business One desenvolvido pela Liberali, alocado nas nuvens da Sky.One.

A busca pela solução foi motivada pela expansão dos negócios do grupo, que atuava exclusivamente com pecuária e passou a trabalhar também com agricultura.

Na expansão, a equipe enfrentou dificuldades para gerenciar seu processo de produção - tanto no campo (com a dificuldade para administrar plantio e colheita) como no escritório (com fluxo de caixa, extratos bancários, conciliações, contas a pagar e contas a receber).

“Fazíamos tudo na mão, demorávamos mais de uma semana só atualizando planilhas”, conta Thiago Lima, gerente do grupo. 

A B1Agribusiness é composta por módulos que controlam a gestão agrícola e pecuária e realizam metodologias de planejamento e custeio, confinamento, plantio, colheita, além de auxiliar no controle administrativo. 

Com a adoção do software em nuvem, o grupo conseguiu realizar a implementação em cerca de uma semana. 

O grupo registrou economia em curto prazo a partir da adoção do sistema, dispensando custos com servidores, técnicos para manutenção e softwares. Com backups automáticos, a empresa também cortou custos com licenças de antivírus e nobreaks. 

“Trabalhamos com uma margem muito apertada e precisávamos desse acompanhamento. O agro deixou de ser só fazenda e virou indústria”, diz o gerente.

Em 2016, a empresa realizou um plantio de 1.800 a 2.000 hectares de soja e milho. O número que deve subir para 5.000 até o término deste ano. 

Na pecuária, o grupo Guarujá iniciou o trabalho em sistema de confinamento em março de 2016, fechando o ano com 10 mil cabeças de gado. A expectativa de chegar a 20 mil em 2017.

O grupo atende grandes frigoríficos e indústrias de alimentos, como JBS e Frizelo. Fora do agronegócio, possui ainda um spa em São Paulo, o Aigai spa. 

Fundada em 2014, a Sky.One é desenvolvedora da plataforma Auto.Sky, que migra para a nuvem os sistemas de gestão (ERP) não desenvolvidos para se adaptar ao ambiente cloud. 

Em parceria com 200 desenvolvedoras de software, a empresa possui 600 clientes. A Sky.One é parceira Amazon Web Services (AWS).