A Renault-Nissan-Mitsubishi e o Google assinaram uma parceria tecnológica. Foto: Divulgação.

A Renault-Nissan-Mitsubishi e o Google assinaram uma parceria tecnológica para equipar os veículos da aliança com o sistema operacional Android. 

A partir de 2021, vários modelos e marcas do grupo poderão oferecer serviços inteligentes de infotainment e aplicativos a serviço dos clientes.

Os veículos oferecerão a navegação do Google Maps e terãp acesso aos aplicativos automotivos da loja Google Play Store, além do recurso de comando de voz do Google Assistant, que permite responder a chamadas e SMS, gerenciar o sistema multimídia, buscar informações e controlar funções do veículo.

As montadoras que fazem parte da Aliança ntegrarão os serviços e aplicativos da Google em seus sistemas de infotainment e em nuvem. 

Esta parceria se insere no plano "Alliance 2022", que busca aumentar o número de serviços conectados de seus veículos. 

A "Aliança 2022" prevê o lançamento de 12 novos modelos 100% elétricos, bem como o desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma e de uma nuvem inteligente comum, a Alliance Intelligent Cloud. O plano também tem como objetivo ultrapassar o patamar de 14 milhões de unidades vendidas anualmente até o fim de 2022.

A Alliance Intelligent Cloud oferece aos sistemas de infotainment uma conectividade por meio de uma plataforma que integra a gestão de dados, serviços de infotainment, atualizações e os diagnósticos à distância dos veículos da Aliança. 

O sistema oferecido também será compatível com aparelhos que rodam outros sistemas operacionais, como o Apple iOS.

"A parceria com o Google permitirá que nossos clientes se beneficiem de uma experiência de usuário mais rica, com a integração em nossos veículos de funcionalidades que atualmente só estão disponíveis do lado de fora ou, de forma limitada, dentro do veículo ao conectar um aparelho Android, quando possível", comenta Hadi Zablit, diretor de Business Development na Renault-Nissan-Mitsubishi.

O Grupo Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors alcançou vendas acumuladas de 10,6 milhões de veículos em quase 200 países em 2017.