Quem quer dinheiro? Foto: reprodução.

O Facebook está testando um novo formato para conquistar usuários mobile em mercados internacionais. Na Índia, a rede social lançou o Talktime, aplicação na qual os usuários recebem 50 rúpias (cerca de US$ 1) ao se cadastrarem na rede via celular.

Além disso, o usuário pode receber adicionalmente por cada amigo indicado que se cadastra via dispositivo móvel. O dinheiro é repassado aos usuários em forma de créditos telefônicos.

Segundo o Facebook, o Talktime é apenas um teste por enquanto, que serve para impulsionar o uso da rede social em mercados emergentes, onde o uso de internet em telefones ainda é baixo.

"Firmamos parcerias com diversas operadoras em todo o mundo, que oferecem incentivos para os consumidores usarem o Facebook. Este teste é mais uma destas iniciativas, afirmou um porta-voz d rede social ao site TechCrunch.

No entanto, nem tudo é alegria. Segundo o blog indiano Pluggd.in, a busca por créditos pode impulsionar usuários a criarem perfis falsos. Conforme o Facebook, existe um controle para que isso não ocorra.

MOBILE É O CAMINHO
Para a analista do Techcrunch, Ingrid Lunden, o mercado emergente mobile é uma área-chave para o crescimento do Facebook, que anunciou recentemente a marca de 1 bilhão de usuários.

“Atualmente, existem 5 bilhões de pessoas que usam telefones em todo o mundo, e 1 bilhão delas usam o Facebook. 600 mil delas acessam o Facebook no telefone, então é algo que está crescendo. Quanto mais telefones se tornam smartphones, temos uma oportunidade massiva", explicou o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em entrevista à BusinessWeek.