A Stefanini Inspiring e a Febrafar estão com um projeto piloto em operação em 26 lojas. Foto: Divulgação.

A Stefanini Inspiring e a Febrafar estão com um projeto piloto em operação em 26 lojas ligadas à Farmarcas, associação que administra agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas vinculados à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias.

O projeto disponibiliza novos canais digitais de relacionamento e engajamento entre as lojas das redes associadas e consumidores. O piloto envolve as Redes Bigfort, com duas lojas no projeto, e Rede Entrefarma, com 24.

Em até 60 dias, a iniciativa vai atingir as 21 lojas Bigfort e as 97 lojas da Entrefarma. Além disso, o projeto irá se estender para outras 5 redes que integram a Farmarcas nos próximos meses.

“Todas as novas lojas das redes que fazem parte do programa que forem inauguradas no período já farão parte do projeto”, relata o gerente operacional da Farmarcas,  ngelo Vieira.

A solução fornecida para as lojas conta com um conjunto de funcionalidades como chat com o farmacêutico, gerenciamento de conteúdo, ofertas e cupons em tempo real, enquetes, monitoramento da jornada de valor e portal de atendimento para o lojista.

“Somos uma empresa que busca constantemente oferecer às redes que administramos novidades que se posicionam como diferenciais de mercado. Dentro deste conceito, nada mais lógico do que saírmos à frente no desenvolvimento de um aplicativo que impulsione a venda das nossas farmácias”, explica Vieira.

A tecnologia é resultado de um trabalho conjunto realizado pela Stefanini Inspiring e a Febrafar. A solução Inspiring Engagement Platform foi vinculada ao já existente plano de fidelidade da Febrafar, o Programa de Estratégias Competitivas (PEC).

Com isso, foram adicionadas novas capacidades de relacionamento e engajamento com o cliente, por meio de aplicativos e tecnologia que permite o gerenciamento automatizado da jornada de valor do consumidor.

“Durante o projeto inicial com 26 lojas, a taxa de retenção registrada nos aplicativos alcançou 50%, enquanto o benchmarking de mercado gira em torno de 7%”, afirma Felipe Prada, diretor de tecnologia da Stefanini Inspiring.

Ao longo do período de observação foram registradas 210 mil interações dos consumidores com o aplicativo. A busca por ofertas foi uma das funcionalidades mais acessadas, representando 52% do total.

No chat do aplicativo, os consumidores trocaram mais de 12 mil mensagens com as lojas. Por meio dessa ferramenta, os consumidores buscaram, principalmente, atendimento farmacêutico e informações sobre produtos. Também foram registradas vendas pelo chat.

O aplicativo de cada rede sugere ao consumidor a loja mais próxima que irá atendê-lo, conectando-o diretamente com o farmacêutico. 

“Tínhamos uma expectativa positiva em relação à utilização dos aplicativos, contudo, os resultados que estamos obtendo estão nos impressionando pela relevância dos números. O aumento de frequência do consumidor na loja subiu em, aproximadamente, 35%, já o gasto médio mensal saltou em 20%”, explica o diretor da Farmarcas.