Presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, e prefeito Gean Loureiro assinam termo para criação do Laboratório de Inovação Urbana. Foto: Cristiano Andujar/PMF

A rua Vidal Ramos, uma via peatonal no centro de Florianópolis, será uma espécie de “showroom” de tecnologia para cidades inteligentes de diversas empresas catarinenses.

A novidade é resultado da criação do Laboratório de Inovação Urbana, uma parceria entre Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e a prefeitura municipal.

Serão instalados ainda no mês de outubro roteadores Wi-Fi e câmeras inteligentes, que poderão ser acessadas pelos comerciantes e órgãos de segurança pública. 

“Nós escolhemos a Vidal Ramos para o projeto piloto porque seus lojistas e moradores já são muito organizados. Eles conseguiram que a rua fosse revitalizada e hoje ela é um modelo de urbanismo para a cidade”, explica Thaís Nahas, consultora em Cidades Inteligentes do Laboratório de Inovação Urbana. 

A Vital Ramos já passou por uma revitalização em 2012, com a  padronização de placas, colocação de toldos, lixeiras, totens, mobiliário urbano, plantas e outros toques modernos por meio de uma parceria entre os comerciantes da rua com o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis e o Sebrae-SC.

A Algar Telecom fornecerá toda a conectividade; a Intelbras irá conceder os roteadores e as câmeras; a Seventh doará licenças do software de Gestão e Análise de videomonitoramento, além do aplicativo para que os lojistas possam se automonitorar; a Khronos prestará o serviço de atendimento a ocorrências; e a Teltec Solutions entregará toda a infraestrutura de nuvem para o acesso e armazenamento das imagens. 

"A intenção é transformar Florianópolis em um laboratório a céu aberto para a inovação. A ação na Vidal Ramos é a primeira de um projeto-piloto do Laboratório de Inovação Urbana, que será desenvolvido a longo prazo”, afirma Marcus Rocha, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da capital catarinense.