ASSOCIAÇÃO

DPO do Mercado Livre lidera comitê na ABO2O

19/10/2021 15:25

Samanta Oliveira, que acaba de ingressar na companhia, é experiente em proteção de dados.

Samanta Oliveira é a nova líder do Comitê de Proteção de Dados da ABO2O. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

Samanta Oliveira, head de privacidade de dados do Mercado Livre Brasil, é nova líder do comitê de proteção de dados da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O).

Oliveira ingressou na empresa de e-commerce há pouco tempo, em agosto deste ano, mas é uma executiva experiente no assunto privacidade e proteção de dados.

Até então, a profissional era gerente de governança de dados e privacidade do Banco BV, além de ser DPO da DataLand. Ao longo de 13 anos de carreira, também passou por empresas como Microsoft, Uol, Neoway e Unico.

Graduada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Oliveira é pós-graduada em processo civil pela PUC-SP e cursa mestrado na área de tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além disso, a executiva é certificada como Data Protection Officer pelo European Center on Privacy and Cybersecurity e em Cybersecurity: Technology, Application and Policy pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).

Na ABO2O, a especialista tem como principal objetivo contribuir nos debates, consultas e audiências públicas relacionados à proteção de dados, privacidade, inteligência artificial e temáticas de governança de dados junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário. 

“Desejamos fortalecer nosso ecossistema para atração de investimentos na tecnologia em nosso país. Para isso, é necessário que o Brasil apresente um arcabouço regulatório capaz de promover segurança jurídica que harmonize os direitos fundamentais autônomos com desenvolvimento tecnológico, permitindo, assim, o estímulo à inovação”, afirma Oliveira.

A ABO2O reúne mais de 150 associados, entre eles: Mercado Livre, 99, GetNinjas, Loggi, Movile, B2W, Rappi, Tembici, OLX, Hotmart, Zoop, Saude iD, Maida.Health, Banco Carrefour, Hash, PayU, 4all, Adiq, PaySmart e Banco Inter.

Veja também

BIG DATA
B3 fecha compra da Neoway por R$ 1,8 bi

Negócio é o maior da história da bolsa brasileira desde a fusão da com a Cetip, em 2017.

NOMES
Omie contrata ex-Volvo para branding

Camila Yu Mateus assume como diretora na companhia de sistemas de gestão na nuvem.

MARKETING
Unico faz contratação de peso

Empresa parece ter a meta de se transformar em uma marca que a minha mãe possa conhecer.

BRASÍLIA
Serpro troca de presidente

Caio Andrade vai para secretaria, diretor jurídico assume presidência.

FINTECH
Serasa compra PagueVeloz

A empresa catarinense é especializada em sistemas de pagamento e cobrança.

EFEITO CASCATA
Unimed POA isola sistemas após ataque na Atento

A empresa de contact center e BPO informou ter sido atacada no último domingo.