Além de medir veículos físicos, IVC quer medir veículos digitais. Foto: flickr.com/photos/@N00

O Instituto Verificador de Circulação (IVC) lançou um modelo de métricas para aplicativos de publicações em parceria com a Digital Pages.

O sistema de mensuração envolverá métricas de navegação como tempo de visualização de página, time spend total e geolocalização dos acessos.

Também serão aferidos os eventos, qualquer tipo de ação dentro de um site - como abertura de imagens e acessos a áudio e vídeo -, entre outras interações. A mensuração abrange ainda o volume de downloads dos aplicativos por venda ou gratuitos.

Em comunicado à imprensa, o IVC destacou a importância da parceria para o desenvolvimento do modelo, unindo a expertise do IVC em auditoria de mídia, métricas e sua mensuração com o know-how da Digital Pages no desenvolvimento de aplicativos para publishers.

Para o presidente executivo do IVC, Pedro Martins Silva, acredita que o novo serviço atende não somente a uma demanda do mercado, como contribui para o seu desenvolvimento.

“Todos os principais fóruns da indústria da Comunicação deixam cada vez mais evidente o interesse pelas novas possibilidades no ambiente digital. Contudo, também fica claro que os investimentos nos novos canais somente ganharão força à medida que existirem métricas claras e mecanismos de mensuração com credibilidade”, afirma.