Novo protocolo de WiFi melhora com aumento de usuários. Foto: flickr.com/photos/nnova.

Um protocolo de software desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte apresentou uma solução para gerir melhor os volumes de dados em roteadores WiFi de alto tráfego.

Chamado WiFox, o protocolo desenvolvido monitora o tráfego e implementa uma “prioridade”, quando um roteador está em perigo de sobrecarga de tráfego.

O melhor de tudo, conforme destaca matéria da Computerworld, é que o protocolo pode ser incorporado em roteadores já em uso através da atualização do software.

A especificação IEEE 802.11, conforme descreve o trabalho, permite que dispositivos clientes ligados a um ponto de acesso WiFi partilhem o mesmo canal de transmissão, descreve matéria da Computerworld.

No entanto, o tráfego de downlink suplanta o tráfego de uplink, ocasionando perdas de pacotes e saturando o ponto de acesso, explicam os autores do estudo.

“Vários fatores resultam na degradação do desempenho do WiFi para grandes audiências, e na nossa análise percebemos que a assimetria no tráfego é a grande culpada,” escreveram os pesquisadores.

O rendimento aumentou conforme os pesquisadores incrementavam o número de utilizadores na rede, com uma melhoria de 700% com 45 utilizadores, e de 400%, com 25 utilizadores.