Procedimento traz a possibilidade de realizar o pagamento em qualquer local. Foto: flickr.com/photos/dahlstroms.

Cerca de 80% do profissionais do setor financeiro do mundo acreditam que os pagamentos em tempo real devem se tornar realidade nos próximos cinco anos. A pesquisa foi realizada com mais de 200 pessoas pela ACI Worldwide.

Da mesma forma, o estudo indica que 64% acreditam que os clientes corporativos, como instituições financeiras, exigirão um processo mais completo com o mobile banking.

“Os dispositivos móveis estão se tornando rapidamente um dos meios mais desejados para a execução de atividades bancárias por empresas e usuários finais. E essa mesma busca por conveniência para realizar atividades bancárias de qualquer lugar, a qualquer momento, que tem encantado os consumidores, está se estendendo para o setor corporativo”, revela Hugo Costa, presidente da ACI Worldwide no Brasil.

Para Costa, as tecnologias de mobile payment devem fazer parte de uma estratégia contínua para instituições financeiras e para fornecedores de soluções.

A companhia oferece sistemas de pagamentos eletrônicos com mais de 1.750 instituições financeiras, varejo e processadores. Os softwares processam US$ 13 trilhões em transações. 

Uma pesquisa publicada pelo Gartner em agosto apontava que os pagamentos móveis movimentariam US$ 235,4 bilhões em 2013. 

Em relação a 2012, o segmento demonstra um aumento de 44%. Os usuários do serviço serão de 245,2 milhões, 44,4 milhões a mais que o ano passado.

Dentre 2012 e 2017, o volume das transações crescerá 35%, enquanto os usuários ficarão em mais de 450 milhões.