Samsung será responsável pelos chips dos iPhones. Foto: divulgação.

Na guerra de marcas entre Apple e Samsung, a fabricante sul-coreana emplacou uma importante vitória sobre os norte-americanos da maçã, mesmo ela sendo nos bastidores. A partir de 2016, a Samsung será responsável pela produção da maioria dos chips para os futuros iPhones.

Segundo destaca o Business Insider, a mudança representa uma grande vitória para a Samsung, que tinha perdido mercado junto à Apple, que assinou este ano uma parceria de fornecimento de chips com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC).

Com o negócio, a Samsung foi relegada a produzir uma pequenas parcela dos chips Apple, fator que resultou em uma grande perda de receita para os sul-coreanos. Vale lembrar que no terceiro trimestre deste ano, os lucros da Samsung caíram cerca de 50%, de uma média de 15% para pouco mais de 7%.

A política da Apple para a produção de componentes é terceirizada. A empresa desenvolve as peças de seus produtos internamente, mas depois delega a produção em massa para um parceiro de manufatura.

Historicamente a Samsung era este parceiro da Apple, mas a empresa de Cupertino fez a mudança este ano. Pelo jeito, a dona do iPhone de arrependeu com o trabalho da TSMC e resolveu voltar para a marca sul-coreana.

De acordo com o novo contrato fechado pelas duas companhias, a Samsung deverá assumir 80% do fornecimento de chips para os próximos iPhones. Segundo o jornal Korea Times, o acordo renderá bilhões para a Samsung.

É uma boa notícia para a Samsung, já que a empresa está em dificuldades para manter o alto número de vendas em sua divisão de smartphones, enfrentando concorrência pesada de  empresas asiáticas como a Xiaomi, terceira maior vendedora de telefones no mundo.

Para completar o cenário, a Samsung anunciou esta semana medidas para reduzir custos e estancar a queda em seus lucros. Para isso, a companhia deverá reduzir em 2015 o seu portfólio de smartphones em até 30%.