A Promart Homecenter conta com um e-commerce e 25 lojas espalhadas pelo Peru. Foto: Divulgação.

A rede de varejo Promart Homecenter, que conta com um e-commerce e 25 lojas espalhadas pelo Peru, acaba de lançar um recurso que utiliza realidade aumentada (AR) em seu bot no Facebook Messenger. 

Com a nova ferramenta, os usuários podem visualizar e "testar" itens de móveis e decoração em suas casas ao abrir a câmera do aplicativo. Pelo bot, também é possível realizar a compra do produto.

"Nosso objetivo é prover as ferramentas para que as famílias peruanas conquistem a casa dos seus sonhos. Para isso, além de um bom serviço no momento da venda, queremos estar no minuto zero da compra: o planejamento do projeto de reforma ou decoração da casa. Essa experiência de realidade aumentada nos permite trazer inspiração para que os nossos clientes possam tangibilizar a aparência da nova decoração 'testando' como a nova mobília ficaria em sua casa", comenta Francisco De La Roza, general manager da Promart.

Para a empresa, a vantagem de usar o Facebook Messenger é que não há a necessidade de baixar ou aprender a usar um novo aplicativo.

"Acreditamos que as empresas e as marcas devem estar onde as pessoas estão. E hoje cada vez mais as pessoas estão em aplicativos de troca de mensagens como o Messenger e o WhatsApp", explica Diego Bujaldon, gerente de projetos da Smarters, startup brasileira que desenvolveu o bot. 

A modelagem 3D dos produtos e o desenvolvimento das experiências de realidade aumentada no AR Studio do Facebook foram feitas pela More Than Real, outra startup brasileira.

“A tecnologia de Realidade Aumentada é nova e estamos, cada vez mais, descobrindo quais desafios ela irá resolver no dia a dia das pessoas. A compra online é um deles, afinal, todo cliente valoriza uma experiência de compra personalizada, que se traduz em mais receita para o negócio", comenta Marcos Trinca, Head de XR, da More Than Real.

A experiência só funciona em dispositivos móveis e está no ar na página da Promart Homecenter.