Fundado em 1977, o grupo Rio Vermelho possui três centros de distribuição com 15 mil m². Foto: divulgação.

O Grupo Rio Vermelho, rede goiana de supermercados, atacarejo e distribuição, adotou a solução Warehouse Management System (WMS), da OnBlox, empresa do Grupo Máxima, para automatizar e controlar seus processos logísticos.

Até então, a companhia separava os produtos de forma manual, com a emissão de um relatório impresso e, diante da grande demanda diária, sentiu a necessidade de otimizar seus processos e reduzir os erros e o tempo de execução das atividades.

Com a escolha da OnBlox, que disponibiliza uma plataforma para ser implementada em fases, o grupo pôde adquirir cada parte da solução de acordo com as suas necessidades. 

Atualmente, o trabalho é executado com celulares, utilizando a funcionalidade de voice picking dentro da própria aplicação, disponibilizada na nuvem, que executa a separação de mercadorias por comando de voz.

Outra mudança promovida pela solução envolve a entrada das mercadorias no centro de distribuição. 

Sem um software logístico, a conferência dos produtos era realizada no momento da entrada no box. Com o WMS, os itens podem ser recebidos e armazenados na mesma etapa, o que permite rastrear o processo e evitar divergências de produtos.

Por conta da etapa de recebimento das mercadorias, que passou a realizar duas fases em um só momento, o grupo reduziu a equipe de recebimento pela metade, direcionando as pessoas para atividades mais estratégicas. 

Além disso, conseguiu reduzir os gastos com papel e ganhar agilidade nos processos, com um corte de cerca de 30% do tempo de execução das atividades.

Com a ferramenta, os gestores ainda conseguem enxergar a operação e os problemas em tempo real, além de obter indicadores de performance da equipe. A qualquer momento, é possível saber como está o centro de distribuição e sua ocupação, o que tem de ociosidade e quais produtos estão próximos do vencimento, por exemplo.

“A adoção de um software logístico aprimora as estratégias, que se tornam mais assertivas, melhorando a produtividade da equipe, reduzindo custos e erros”, afirma Fabrício Santos, diretor executivo da OnBlox.

A OnBlox faz parte do Grupo Máxima, holding criada em 2018 após uma sequência de aquisições realizadas no mercado para atender os processos que envolvem a cadeia de abastecimento.

Com as empresas Tecnomix, OnNet System, MáximaTech, LifeApps e Onblox, as soluções do grupo somam 80 mil usuários em cerca de 1,5 mil clientes em todo o território nacional.

Fundado em 1977, o grupo Rio Vermelho conta com mais de 2,5 mil funcionários e 30 mil clientes ativos, além de uma sede com 50 mil m² e mais três centros de distribuição com 15 mil m². A empresa possui uma frota de mais de 300 veículos próprios e mais de 100 terceirizados.