Ericsson e Volvo querem ligar carros nas nuvens. Foto: reprodução.

A Volvo anunciou nesta semana que pretende utilizar uma solução de nuvem global da Ericsson para permitir que motoristas, passageiros e os carros se conectem a serviços disponíveis na nuvem.

Com a aplicação, motoristas e passageiros serão capazes de acessar informações e navegar a partir de uma tela no carro.

A parceria prevê que a Ericsson realize a integração de sistemas da solução com ambientes de TI e sistemas de bordo da Volvo.

A Ericsson também fornecerá serviços gerenciados para uma solução de nuvem global com uma conexão segura entre o veículo e todos os desenvolvedores na cadeia de valor e no ecossistema.

Os provedores de conteúdo terão acordos firmados com a Volvo e os outros membros deste mesmo ecossistema, como provedores de rádio de internet, autoridades rodoviárias, governos das cidades e concessionárias de rodovias, entre outros.

Segundo destaca a montadora em comunicado à imprensa, a  plataforma poderá ser aberta para outros desenvolvedores da indústria automotiva.

Segundo Lex Kerssemakers, vice-presidente sênior de Estratégia de Produtos e Gestão da Linha de Veículos da Volvo, os carros vão integrar o mesmo nível de serviços digitais que os consumidores hoje utilizam em suas casas ou no trabalho.

"Esta é uma parte estrategicamente importante dos investimentos da Volvo para o futuro, quando pretendemos assumir uma posição de liderança", ressalta.

CARROS CONECTADOS

Outra empresa que também mostrou estar ligada na conectividade para carros foi a Chevrolet, que lançou no Brasil no final de 2011 o Agile Wi-Fi, carro desenvolvido em parceria com a TIM.

O veículo saiu em edição limitada com mil unidades, oferecendo outros recursos online aos usuários, como mapas, check-in em hotéis, reservas em restaurantes e bares, redes sociais, compras online e acesso a e-mails.