PORTO ALEGRE

IPA tem polo de economia criativa

19/12/2013 11:10

IPA é mais uma instituição de ensino a investir na nova tendência.

Assinatura do convênio. Foto: Prefeitura Porto Alegre.

Tamanho da fonte: -A+A

O Centro Universitário Metodista – IPA, terá um polo de economia criativa instalado na sua unidade do shopping DC Navegantes, na área do quarto distrito de Porto Alegre, focando nas áreas de moda, design e arquitetura.

Um convênio sobre o projeto foi assinado entre o IPA e prefeitura, por meio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), nesta quarta-feira, 18. 

De acordo com nota da prefeitura, as atividades serão desenvolvidas através de “seleção de propostas em um processo de pré-incubação, formação e capacitação técnica dos atores vinculados aos arranjos produtivos locais e qualificação profissional”.

A divulgação não esclarece se haverá recursos por parte da prefeitura para  o projeto. 

A Unidade DC Navegantes do IPA tem mais de 800 alunos em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Design de Moda, além dos cursos Tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design de Interiores.

Economia criativa é uma definição algo vaga para novos empreedimentos em áreas como arte digital, audiovisual, jogos eletrônicos e moda.

Seja como for, a prefeitura de Porto Alegre tem se engajado para promover o conceito. Em outubro, por exemplo, foi lançado o Comitê Municipal de Economia Criativa.

O organismo é formado por secretarias municipais, entidades privadas e representantes da sociedade civil para criar diretrizes para o desenvolvimento do setor. 

Uma das iniciativas que está em curso é o Polo de Indústria Criativa, no qual a prefeitura doou um terreno de 7 mil metros quadrados para a ESPM  investir R$ 10 milhões em uma iniciativa voltada para a área.

A fase II do Tecnopuc, instalada em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, também tem alguma ênfase na indústria criativa, principalmente produção cinematográfica e animação.

Veja também

ERIK QUALMAN
Mídia social, o esteróide das vendas

Especialista em mídia social falou durante evento da Linx em São Paulo.

PIONEIRO
Feevale: 1º mestrado em Indústria Criativa

A meta é formar profissionais que tenham perfil de gestão para a indústria criativa.

MISSÃO
Governo vai à China buscar parcerias com parques

Programação inclui visitas a centros de inovação, parques, incubadoras e universidades de Xangai, Wuhan e Pequim.
 

INDÚSTRIA CRIATIVA
Três do Sul levam incentivo do MinC

Uma é do RS e duas são de SC, que somam um investimento de R$ 837.993,75.