Deborah Pilla Villela.
Unisinos e Sebrae-RS realizarão em 2015 um mapa da chamada “economia criativa” de Porto Alegre, comissionado pelo Inovapoa.
O levantamento é um desdobramento do Plano de Economia Criativa um estudo sobre o segmento na cidade apresentado pela agência de promoção da inovação nesta quarta-feira, 17.
“A ideia é identificar que tipos de empresas criativas estão presentes em cada bairro da cidade, começando pela área do 4º Distrito”, revela a secretária do Inovapoa, Deborah Pilla Villela.
O foco no 4º Distrito, a antiga área industrial na entrada de Porto Alegre atualmente em estado bastante deteriorado é parte de uma estratégia de encaixar o esforço de promoção da ecomomia criativa junto com as iniciativas da prefeitura para revitalização da área.
Incentivos fiscais devem entrar em cena para atrair empresas para a região, incluindo deduções de IPTU e outras taxas municipais, adianta Deborah. Um fundo também já foi constituído e está em fase de regulamentação.
Para a Unisinos, em particular, fazer parte do levantamento atende o interesse da universidade de São Leopoldo de continuar sua aproximação com Porto Alegre, movimento iniciado já há alguns anos e turbinado com a decisão de construir um novo campus na capital ao custo de R$ 250 milhões.