LCS Link adota Colaborativo para auxiliar em processos de comissionamento. Foto: divulgação.

Para sustentar tecnologicamente seu negócio na área de comissionamento, a LCS Link adotou o Colaborativo, software de colaboração disponibilizado em nuvem pela Construtivo, empresa especializada em fornecer soluções para o segmento de engenharia.

Na prática, a solução fará toda a gestão quanto à tramitação de documentos que passam por uma série de aprovações para garantir a entrega de uma unidade ao cliente final, passando, muitas vezes, por uma fase de operação assistida.

Com projetos de comissionamento em grandes empreendimentos civis e industriais, tais como edifícios, centrais elétricas e data centers, entre outros, o uso do software pela LCS visa garantir a rastreabilidade e disponibilidade de todas as informações envolvidas nos procedimentos técnicos realizados nos ativos industriais para checar, inspecionar e testar cada componente físico do empreendimento.

“O Colaborativo passa a ser nossa base de gestão de informações para assegurar que os sistemas e os componentes de uma edificação ou unidade industrial passaram por uma criteriosa inspeção técnica, garantindo sua operabilidade em termos de desempenho e confiabilidade de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do cliente”, explica o sócio-proprietário da LCS Link, Luiz Augusto Pompeu de Toledo Machado.

A atividade de comissionamento demanda, cada vez mais, a utilização de softwares para otimizar o planejamento e o acompanhamento de todas as atividades do ciclo de vida dos ativos industriais.

“Tínhamos uma solução caseira que não suportava o nosso negócio. A única funcionalidade da ferramenta era fazer upload e download de documentos. No Colaborativo, conseguimos visualizar em tempo real as informações e quais os usuários fizeram os controle das versões”, afirma Machado.

Em um projeto de comissionamento na área de automação predial com desenvolvimento de sistemas supervisórios, redes de comunicação de dados, programação de controladores, projetos de instalações elétricas e desenvolvimento de interfaces gráficas, entre outros, a LCS analisa os projetos de cada disciplina, realiza testes e comunica as áreas que precisam fazer as revisões, como civil e elétrica.

Com 18 de atuação no fornecimento de serviços na área de automação industrial de energia elétrica,a LCS Link hoje detém uma cartela de clientes que inclui data centers, bancos e usinas hidrelétricas espalhadas pelo Brasil.

O Construtivo foi fundado em 1999 pelo Banco Santander espanhol, iniciando suas atividades como prestador de serviços na área de tecnologia voltada à construção civil.

Em 2004, a operação brasileira se tornou independente. Hoje a Construtivo tem cerca de 100 clientes ativos, entre eles CSN, Voith, Cyrela Sul, Direcional, Rodobens, Makro, UHE Belo Monte, Rumo, Schahin e Raízen.