A solução está sendo utilizada para gerir 100% dos detalhes envolvendo entrada e saída de equipamentos. Foto: divulgação.

A Tecnogera, empresa brasileira de locação de geradores, está gerindo o fluxo de seus equipamentos com aplicativo da Produttivo, startup curitibana de automação de equipes de campo.

Implantada em setembro de 2018, a solução está agora sendo utilizada para gerir 100% dos detalhes envolvendo entrada e saída de equipamentos, incluindo eventuais sublocações. 

Isso inclui as atividades de recebimento e inspeção de geradores na matriz, em São Paulo, e nas filiais, localizadas em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Segundo a empresa, o aplicativo impacta diretamente na produtividade dos colaboradores e qualidade da operação, havendo a economia de pelo menos uma hora em cada trabalho realizado. No mês, a redução atinge 200 horas. 

Anteriormente, a execução completa do processo de recebimento e inspeção dos geradores locados ou sublocados necessitava de um colaborador por uma hora e meia. Agora o trabalho leva um terço do tempo. 

De acordo com a Tecnogera, isso acontecia porque o serviço era feito manualmente, com os colaboradores tirando fotos de forma aleatória e fazendo o seu upload, com o risco de perder informações importantes ou de inserir os dados fora do padrão ideal.

“A maioria das contratações de geradores é emergencial, quando acontece algum imprevisto envolvendo queda ou instabilidade na energia. Neste sentido, a economia de tempo impacta diretamente na operação. A agilidade é o nosso diferencial”, explica Crispiniano Manzano, consultor de processos da Tecnogera.

O sistema conta com um checklist para evitar o esquecimento de informações, além de ser atualizado em tempo real. Os relatórios são automaticamente enviados para a nuvem e compartilhados com as pessoas responsáveis pelo segmento.

No caso de haver tarifas excedentes por conta do desgaste ou avaria de um equipamento, o aplicativo também se torna uma prova confiável do seu status ao sair da empresa e ao ser devolvido.

Fundada em 2006, a Tecnogera está presente em todo território nacional e na América Latina com soluções de locação, grupos geradores, equipamentos de resfriamento e bancos de carga, além de geração customizada de acordo com a necessidade energética do projeto. 

Em 2016, a empresa recebeu um aporte de R$ 300 milhões do fundo de investimento Patria Infraestrutura.

No seu portfólio, estão clientes como Sabesp, Danone, Jogos Olímpicos de 2016 e The Voice Brasil, além de multinacionais de setores como óleo e gás, mineração, energia renovável.

Fundado em 2016 em Curitiba, o Produttivo conta com mais de 350 clientes ativos e mais de um milhão de serviços já realizados via app. 

Recentemente, o Smart Money Ventures investiu R$ 1 milhão na startup. Com o capital, a empresa pretende se consolidar como o principal player brasileiro em automação de equipes de campo, alcançando a marca de mil clientes até 2020.