Vail Gomes. Foto: divulgação.

A Agora Telecom lidera o consórcio de quatro companhias que venceu a licitação do Ministério da Justiça e fará a infraestrutura dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) da Copa do Mundo de 2014.

Com 40% de participação, a empresa dividirá o contrato licitado em R$ 244 milhões com a Unisys, Comtex e Módulo. O acordo prevê o fornecimento de serviços de radiocomunicação, telefonia, redes (LAN e WLAN), videoconferência de alta definição para os centros.

Segundo informação do IPNews, as quatro companhias contarão com a parceria das multinacionais Mitel, Magor e Motorola Solutions e Extreme Networks, que entrarão com os equipamentos de rede e infraestrutura adicional, atendendo os pré-requisitos de segurança exigidos pelo ministério.

Um exemplo é o da Motorola, que integrará via voz por rádio cerca de 2.4 mil tablets voltados à missão crítica, em um sistema que roda em 3G e 4G.

No total, estarão em operação 12 centros - um em cada cidade-sede - que entrarão no ar a partir do dia 1º de maio. Estes centros estarão integrados com órgãos públicos Estaduais, Municipais e Federais.

Os centros de Brasília e Rio de Janeiro ficarão responsáveis por coordenar o trabalho com os demais centros. Em abril serão feitos os pré-testes das tecnologias.

Passada a Copa do Mundo, os sistemas utilizado ficarão à disposição dos estados e serão utilizados para a segurança pública em geral, e a Agora disponibilizará o suporte por um ano após o evento esportivo.

Para Vail Gomes, diretor da área de soluções em segurança e radiocomunicação da companhia, o contrato representa uma chance de reforçar a presença da companhia junto ao poder público, ganhando visibilidade nacional e internacional.

"Esse trabalho está fazendo crescer todos em conjunto, pelo desafio e integração, que fez com que criássemos um grupo forte. Cerca de 30% da nossa empresa estaria com dedicação total a esse projeto", afirmou o executivo ao site.

Com cerca de quatrocentos canais do país, a Agora tem seu foco na distribuição de equipamentos de conectividade, com forte participação no setor público.

Na região sul a Agora tem parcerias importantes. A empresa é responsável pelo fornecimento da infraestrutura de WiFi no campus da Ufrgs, contrato que já possui há cerca de dois anos e meio.

Desde 2012, a empresa também fornece equipamentos e acompanhamento para a integração dos links de banda larga da CEEE e Procergs.