Leonardo Sommariva. Foto: divulgação.

A catarinense Merkadia Internet, empresa voltada ao desenvolvimento de softwares e aplicativos, está iniciando a estrutura de uma filial em Fort Lauderdale, na Flórida, nos Estados Unidos.

Sediada em Ibirama, a 220 quilômetros de Florianópolis, a Merkadia está há 10 anos no mercado e conquistou a chance de levar a marca para o exterior após ser escolhida no programa Exporta SC, do Sebrae.

A Merkadia foi uma das 50 empresas aprovadas entre as cerca de 650 inscritas no programa, segundo relata o diretor geral da empresa, Leonardo Sommariva. 

Através do programa, Sebrae reúne as empresas aprovadas em uma estrutura física única nos Estados Unidos, fornecendo consultoria jurídica e contábil durante 3 anos para ajudar na instalação das filiais.

O processo de implantação da Merkadia deve demorar cerca de 10 meses. 

“A ideia é começar a operar em outubro com uma equipe de duas a cinco pessoas para venda e alguém para liderar o time nos Estados Unidos”, conta Sommariva, que ainda não selecionou os novos funcionários.

Segundo o diretor, a empresa levará aos clientes estrangeiros todos os seus produtos, como apps para tablets e smartphones, e-commerce, entre outros. Entretanto, para Sommariva, o carro-chefe da companhia no exterior será um software na área de Inteligência Política. 

O sistema funciona como um assessor da vida política para quem atua na área. O software inclui agenda, contatos, histórico de projetos e a possibilidade de gerar relatórios e contar com inteligência artificial.

“Pesquisamos outros softwares desse estilo nos Estados Unidos e não achamos algo como o que fazemos. Alguns políticos usam adaptações de sistemas imobiliários ou financeiros enquanto grandes campanhas desenvolvem softwares próprios”, relata.

Segundo Sommariva, ainda é preciso traduzir o sistema, cuidando com os jargões políticos americanos, e adaptá-lo ao estilo de política do país da América do Norte.

“O desenvolvimento continuará sendo feito no Brasil”, afirma.

A empresa também vai ampliar a atuação em Santa Catarina em 2015, como um novo escritório em Rio Negrinho, no Planalto Norte.

O objetivo de Sommariva é fechar 2015 com cerca de 10 funcionários no Brasil. Hoje, a empresa conta com quatro.