Ruas de Petrópolis terão parquímetros da Digicon. Foto: divulgação.

Petrópolis, cidade com aproximadamente 300 mil habitantes próxima ao Rio de Janeiro, adotou parquímetros solares da gaúcha Digicon para o sistemas de estacionamento rotativo do município.

Na primeira fase, serão instalados 50 equipamentos, que irão gerenciar aproximadamente 1,7 mil vagas em 36 ruas do município carioca.

A responsável pela operação é a SinalPark de Recife e a Fiscalização a cargo da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Os valores do contrato não foram abertos.

Os equipamentos contam com tecnologia que, por meio de um painel, capta a energia solar, além de teclado alfanumérico que permite a digitação de informações como a placa do veículo, vagas e/ou setor.

Além disso, o equipamento oferece gestão via web por meio de GPRS, com a coleta online das informações de todas as operações financeiras e a emissão de relatórios de movimentação financeira, eventos e resumo diário.

No Rio de Janeiro, a primeira a implantar a tecnologia foi Macaé, que utiliza 56 equipamentos nas principais vias da cidade.

Presente em mais de 65 cidades no Brasil, a Digicon já conta com mais de 3,5 mil máquinas em operação. Para este ano, a empresa estima vender e instalar mais de 800 parquímetros street, crescendo em torno de 15% neste segmento se comparado ao ano passado.

“Com a nossa estratégia de investimento em inovação, hoje temos um equipamento com alta tecnologia e que atende aos requisitos mais avançados do mercado”, comenta Hélgio Trindade Filho, diretor da divisão de Mobilidade Urbana da Digicon.