O Tecnopuc assinou um convênio com o University of South Florida (USF) Research Park. Foto: Divulgação.

O Tecnopuc assinou um convênio bilateral de cooperação com o University of South Florida (USF) Research Park. A cerimônia ocorreu na cidade de Tampa e contou com a presença de representantes das duas Universidades, além do prefeito do município. 

O Tecnopuc tem acordos com mais de 20 parques pelo mundo, mas a nova parceria é a primeira nos Estados Unidos. Além disso, as Universidades assinaram termo aditivo de mobilidade acadêmica.

Para Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, o convênio é uma possibilidade de acesso dos empresários brasileiros para o mercado americano. 

“O convênio abre caminho para diversas iniciativas de internacionalização para os empresários brasileiros no mercado americano, bem como de empresários americanos no mercado brasileiro, incluindo abertura de operações de empresas residentes nos dois parques, além de intercâmbio de empreendedores e mentoria cruzada”, ressalta Prikladnicki.

O Tecnopuc possui acordos bilaterais com parques tecnológicos de países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Rússia e China, entre outros. 

Os acordos possibilitam que empresas do Tecnopuc acessem o mercado global de maneira mais ágil, bem como apoia empresas estrangeiras no acesso ao Brasil.

O USF Research Park atua principalmente nas áreas de biotecnologia e de pesquisa e empreendedorismo em ciências naturais. Entre as organizações instaladas no parque estão BioMedTech, The Florida Department of Health Bureau of Laboratories, Lion Biotechnologies e Promethean.

A universidade conta com um incubadora que já atendeu a 64 empresas. Entre elas, 55% atuam na área de biotecnologia e ciências, 20% em engenharia e 8% em TI e software.

A University of South Florida System inclui três instituições: USF; USF St. Petersburg; e USF Sarasota-Manatee. Servindo mais de 48 mil alunos, o Sistema USF tem um orçamento anual de US$ 1,6 bilhão.