Companhia é responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Foto: divulgação.

A Norte Energia, companhia responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, apostou na solução de hiperconvergência vSAN, da VMware, para o seu data center.

A solução foi implantada com o apoio da Unitech, integradora de soluções multiplataforma. 

Segundo a empresa, a vSAN minimiza a complexidade do gerenciamento e os custos associados a uma arquitetura tradicional de três camadas.

Para a Norte Energia, a mudança gerou a redução do tempo de fechamento contábil de 23 horas para apenas 18 minutos. Desta forma, o relatório contábil passou ser entregue aos acionistas no primeiro dia do mês.

Além disso, agora a Norte Energia consegue garantir a disponibilidade dos dados e a segurança de todas as informações da empresa com um consumo de energia um terço menor.

Uma replicação é feita de Brasília, onde é a sede da empresa, para Belo Monte a cada cinco minutos e, se o sistema para, a empresa continua produzindo energia normalmente. 

Anteriormente, a Norte Energia contava com duas soluções, uma de servidores e storage e outra de backup, além de vários fornecedores de TI. 

Segundo a empresa, a intenção principal com o novo software foi conferir mais agilidade aos processos, garantir a disponibilidade das informações por meio da replicação dos dados e unificar o suporte e manutenção, permitindo, assim, uma atuação mais estratégica da área de TI. 

“Com a diminuição da complexidade do gerenciamento por meio da padronização, automatização e consolidação das informações, passamos a focar nossos esforços em novas tecnologias, atuando de forma mais estratégica", destaca Denis Sousa, gerente de recursos tecnológicos da Norte Energia.

Após os resultados, a Norte Energia planeja investir em soluções que auxiliem na virtualização das suas operações e já prevê processos de migração de parte das operações para a nuvem.

"Agora, a empresa poderá atingir seus objetivos de negócios e simplificar bastante o processo de aquisição, implementação e gestão do data center. Isso sem falar no principal atributo da tecnologia hiperconvergente: a previsibilidade, tanto financeira quanto tecnológica", conta Marco Milani, superintendente de auditoria interna da Norte Energia.

Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware oferta nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa. A companhia tem mais de 500 mil clientes globalmente, além de 75 mil parceiros.

A Norte Energia é liderada pela Eletronorte, responsável pelos estudos técnicos e ambientais da usina, a estatal Chesf e a Eletrobras, além de ser composta por oito outras empresas.

Juntas, elas administram a Usina Hidrelétrica Belo Monte, a maior usina 100% brasileira, produzindo cerca de 10% da energia de todo o país. 

Belo Monte foi um investimento de R$ 19,6 bilhões. Com o início dos estudos em 1975, a usina foi inaugurada oficialmente em novembro de 2019.