ESTOQUES

Riachuelo implanta RFID com Mozaiko

20/01/2022 14:41

A varejista quer rastrear peças desde as suas fábricas até as mais de 300 lojas.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Guararapes, do qual a Riachuelo faz parte, adotou a solução da Mozaiko, startup de analytics adquirida pela Stefanini em 2020, para implementar a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) em seus produtos.

A ferramenta possibilita o rastreamento das peças durante toda a cadeia de produção, desde as fábricas, passando pelos centros de distribuição, até as lojas, trazendo o controle sobre as quantidades e a localização dos artigos. 

Com início em junho do ano passado, o processo de implementação começou na fábrica de Natal, com controle de expedição por RFID de toda a produção. Em setembro, avançou para os próximos estágios, possibilitando o controle dos itens fabricados pela Riachuelo. 

“Estamos colocando a devida importância no engajamento dos times internos, com bastante treinamento e engajamento dos profissionais da Riachuelo para o sucesso da implantação”, destaca George Millard, CEO da Mozaiko.

A solução contratada agrega os módulos Logística e Varejo, permitindo o controle da cadeia de suprimentos e a gestão de inventário, mas com a possibilidade de adicionar outros serviços.

Entre eles, estão os provadores inteligentes, que permitem ao usuário ver de dentro da cabine, através de uma tela, a disponibilidade de cores, tamanhos e a quantidade de peças presentes na loja — e, a partir de um clique, solicitar o item a um vendedor.

Outras tecnologias possíveis seriam os sistemas de automação dos pontos de venda (PDVs) e o pagamento sem contato.

“Acreditamos que futuramente a Riachuelo abraçará essas possibilidades em suas flagships e nos hubs onmichannel, uma vez que promovem a conexão entre o mundo físico e digital, transformando a loja física num ponto de engajamento e retenção do cliente”, conta Millard.

Em atuação há mais de 70 anos, o Grupo Guararapes tem unidades fabris localizadas em Natal e Fortaleza, centros de distribuição em Guarulhos, Natal e Manaus, além de 343 lojas Riachuelo em todo o Brasil.

A companhia ainda possui a Midway Financeira, duas fábricas, três centros de distribuição, um contact center, a Transportadora Casa Verde, o shopping Midway Mall e dois teatros Riachuelo. No total, são 40 mil colaboradores e 30 milhões de clientes no cartão próprio.

Fundada em 2013, a Mozaiko é de Santana do Parnaíba, São Paulo, e está presente no Brasil, América Latina e nos Estados Unidos. A startup provê soluções como o software de analytics e o equipamento e etiquetas de RFID, com clientes como Riachuelo, Hering e Loft Life Style.

Veja também

LOGÍSTICA 4.0
Como a Huawei aplicou o 5G no seu armazém

A companhia melhorou em 25% a eficiência operacional do centro de distribuição brasileiro.

VAREJO
Havan implanta RFID com Zebra

Com a solução, a rede reduziu o tempo de contagem de estoque em 97%.

VAREJO
C&A implanta RFID em 200 lojas

Tecnologia é da Sensormatic Solutions, que fez projeto piloto em 10 unidades da rede.

OU
Martiplast: projeto de e-commerce com VTEX

Implantação foi da consultoria gaúcha Brava e a plataforma foi integrada com o ERP da Cigam. 

VAREJO
Centauro controla cadeia de suprimentos com Mojix

A companhia de artigos esportivos implantou a solução Mojix ytem, baseada na tecnologia RFID.

LOGÍSTICA
Amanco Wavin aposta em voice picking com Seal

Empresa adotou a solução no seu centro de distribuição, localizado em Joinville, Santa Catarina.