Dividido em 8 módulos, o foco é melhorar a qualidade dos papers. Fofo: flickr.com/photos/featheredtar

A Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores em produção científica no país, lançou o curso Escrita Científica para auxiliar a qualidade na elaboração de artigos.

Oferecido gratuitamente, o treinamento objetiva auxiliar pesquisadores e estudantes na elaboração de papers de maior relevância acadêmica. Além das videoaulas, o site oferece ainda apostilas e material de apoio.

Desenvolvido pelo professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (SP), o curso foi pensado de forma didática e intuitiva. Dividido em 8 módulos, cada um deles explica detalhadamente todas as partes que compõem um paper (títulos, introdução, resultados, conclusões).

“A redação de trabalhos científicos, elaborados para serem publicados em revistas, é um dos gargalos para o crescimento da produção científica das universidades”, afirmou o pró-reitor de pesquisa da instituição, Marco Antonio Zago. ”A técnica não é dominada amplamente, em especial pelos pesquisadores principantes e alunos de pós-graduação”, disse.

Todos os materiais podem ser baixados livremente. O curso, no entanto, não disponibiliza a emissão de certificados.