Luca Rossi. Foto: divulgação.

A Lenovo, multinacional fabricante de PCs e dispositivos móveis, anunciou a nomeação de Luca Rossi, ex-Acer, como novo presidente da marca na América Latina.

Rossi, que desde julho ocupava a presidência da Acer nos mercados da Europa, Oriente Médio e África, será responsável pelo gerenciamento de estratégias para manter o crescimento e liderança da empresa no mercado latino.

Para o executivo, que ficará baseado na sede da companhia em São Paulo, a região representa um leque de oportunidades para a companhia, sendo fundamental para manter a atual liderança da marca no mercado de PCs.

"Eu me focarei para continuar não só impulsionando a Lenovo no mercado de PCs, mas também para subir nossas posições em outras categorias de tecnologia, o que é fundamental em toda a América Latina", declarou.

Cidadão italiano, Rossi é formado em Administração de Empresas na Universidade de Bocconi, na Itália. Além da Acer, o executivo teve passagem na Asus, outra grande fabricante do mercado de PCs.

Desde o ano passado a Lenovo promoveu grandes mudanças em sua organização no Brasil e América Latina. Em janeiro de 2014, a empresa anunciou Rodrigo Fusco como novo diretor de canais. O executivo ocupava anteriormente a função de gerente de Vendas de Canal da empresa.

Depois disso, em setembro, foi a vez de Silvio Stagni ser contratado para assumir a presidência da Lenovo no Brasil. O executivo teve passagem por companhias como Motorola, Sony Ericsson, Vilares e, mais recentemente, a Samsung, onde tinha o cargo de vice-presidente de Consumer Eletronics e IT.

Em dezembro, a empresa fez outras mudanças. Humberto De Biase deixou a diretoria executiva de marketing da empresa. Além disso, Ricardo Tiltscher assumiu a posição de diretor de Serviços. Para o comando da diretoria das áreas de produtos e trade marketing, a Lenovo contratou Hilton Mendes.
 
Atualmente, a Lenovo Brasil conta com cerca de quatro mil funcionários. Com a aquisição da CCE em 2012, a empresa reforçou sua linha de produção no Brasil, além de ter ampliado o número de pontos de venda.

Em janeiro de 2013, a fabricante de computadores inaugurou uma fábrica em Itu, no interior de São Paulo.

Ainda em 2013, a empresa anunciou um centro de P&D, em Campinas, que iniciou suas operações no segundo semestre desse ano.