Porto Alegre receberá globo.com. Foto: divulgação.

A Globo.com terá uma unidade de desenvolvimento em Porto Alegre. Para "comemorar a chegada à cidade e agradecer a ótima recepção" a companhia divulgou nesta semana o hackathon HackinPoa, no que parece uma iniciativa destinada a facilitar contratações na capital gaúcha.

O evento, previsto para abril, ainda não teve o local nem data específica definida. Entretanto, as inscrições para desenvolvedores interessados já estão abertas.

Segundo fontes de mercado, o Tecnopuc é o provável local onde a operação da Globo.com deve aterrisar. Procuradas pela reportagem do Baguete Diário, tanto a assessoria do Tecnopuc quanto da Globo.com não confirmaram a informação.

Caso se confirme a vinda da unidade de desenvolvimento para o Tecnopuc, o parque tecnológico emplacará outro grande centro em menos de um ano. Em junho do ano passado, a chinesa Huawei assinou um contrato para instalar um centro de inovação no local.

Em Porto Alegre, o Tecnopuc conta com um núcleo de desenvolvimento digital do Grupo RBS, empresa afiliada da Globo no Rio Grande do Sul. Entretanto, ainda não se sabe se a operação da Globo.com terá algum tipo de colaboração com o time digital da RBS.

Outra possibilidade é de que a vinda da Globo.com tenha relação com o impulso recente do parque em uma unidade em Viamão, a chamada fase 3 do Tecnopuc, que recebeu um investimento de R$ 3,5 milhões da universidade em 2013.

Atualmente, são mais de 20 empresas instaladas no Parque em Viamão. Um dos focos do local para o futuro é investir em setores como audiovisual, comunicação e indústria criativa. Uma destas iniciativa é a construção do Centro Tecnológico Audiovisual do RS - Tecna, projeto que desde 2011 está em andamento.

Criado em 2011 pelas Organizações Globo, a Globo.com é o 6º website mais acessado do Brasil, e o 112º no mundo, segundo dados do ranking Alexa. A empresa possui aproximadamente 500 mil assinantes, além de hospedar quase 700 sites em próprios e filiados.