Luciano Borges Lopes. Foto: divulgação.

Luciano Borges, ex-CIO da JBS Frangosul, agora é gerente corporativo de TI e aplicações na Embraco, empresa de compressores para refrigeração sediada em Joinville.

Profissional com um histórico longo no mercado de TI, Borges assumiu o cargo em fevereiro deste ano, segundo informações postadas em sua página do LinkedIn. Ele havia deixado a posição na JBS em dezembro.

Lopes entrou na então Doux Frangosul em 2008, como gerente de suporte e infraestrutura, baseado em Montenegro, no interior do Rio Grande do Sul. O profissional veio de uma década na Datasul, onde atuou em mais de 200 projetos de implantação de ERP.

Já a Embraco vem fazendo investimentos de peso em sua estrutura de TI nos últimos anos. O esforço começou em 2012, quando integrou todas as suas unidades, em Joinville, EUA, Itália, Eslováquia, China e México, com o SAP System Landscape Optimization.

Além disso, em dezembro a companhia migrou seis mil contas de e-mails em oito países diferentes para o Google Apps for Work com consultoria da Ilegra, de Porto Alegre.

Fundada em 1971, a Embraco tem capacidade de produção geral de mais de 30 milhões de compressores herméticos por ano, vendidos para mais de 80 países.

A empresa, que conta com mais de dez mil colaboradores e no ano passado contabilizava 1.030 patentes concedidas em todo o mundo,  é integrante do grupo Whirpool, detentor também de marcas como Brastemp, Consul, Maytag e KitchenAid.