A plataforma de CRM da Termomecanica foi customizada com uma solução baseada no Qlikview. Foto: Divulgação.

A Termomecanica, indústria do setor de transformação do cobre e suas ligas, desenvolveu um projeto para aprimorar a gestão do relacionamento com seus clientes e prospects, levando mobilidade para a força de vendas. 

Para isso, a plataforma de Customer Relationship Management (CRM) da Salesforce foi customizada pela equipe de TI e integrada a uma solução big data analytics baseada no Qlikview.

As licenças para o sistema de visual analytics foram adquiridas com a Nórdica, uma das três distribuidoras da Qlik no Brasil.

“Percebemos que, além do relatório de visita, poderíamos disponibilizar outros recursos que agilizassem a rotina dos vendedores e os apoiassem com informações qualitativas na tomada de decisões. Em um cenário tão competitivo como o atual, é crucial entender a perspectiva do cliente para fidelizar e captar novos”, explica Walter Sanches, superintendente de TI da Termomecanica. 

A nova solução permite aos vendedores e gerentes acessarem, em seus computadores ou dispositivos móveis, todas as informações relacionadas aos clientes, sejam elas armazenadas nos sistemas da companhia ou provenientes da internet, de fontes como mídias sociais.  

Entre os indicadores disponíveis em relatórios e gráficos estão status do cliente, carteira de pedidos, histórico de faturamento e extrato de sucata. 

Além da equipe comercial, a ferramenta é alimentada pela área de engenharia, que registra todos os acontecimentos relacionados às suas visitas, complementando as informações de vendas. 

Em breve, a ideia é disponibilizar também as informações oriundas do SAC, permitindo ao vendedor, antes mesmo da visita, conhecer possíveis pontos de descontentamento dos clientes. 

O recurso pode ainda proporcionar análises preditivas com base no histórico do comportamento do cliente. 

“Hoje, os dados sobre os clientes além de atualizados, podem ser acessados de maneira padronizada, com segurança, e independente da localização do usuário. Com isso, é possível obter insights valiosos e tomar decisões de vendas muito mais assertivas”, ressalta Sanches. 

A Termomecanica foi fundada em 1942 e conta com cerca de dois mil empregados. A companhia tem duas fábricas em São Bernardo do Campo, uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo e outro em Joinville.