A Saraiva adquiriu a plataforma de MDM (master data management) da Stibo Systems. Foto: Divulgação.

A Saraiva, uma das maiores redes varejistas do segmento de cultura e entretenimento, adquiriu a plataforma de MDM (master data management) da Stibo Systems para gestão de dados mestres.

A nova ferramenta possibilita a centralização de todas as informações de produtos e fornecedores. Com isso, a empresa busca facilitar o processo de lançamento de produtos e a experiência de compra dos clientes nos canais online e lojas físicas.

O projeto foi iniciado porque a precisava de uma solução para gestão de informação de produtos que conversasse com as três plataformas de TI utilizadas: PDV (loja física), e-commerce e ERP.

“Precisavam de uma solução para integrar todo processo de criação, enriquecimento e distribuição de informação de produtos. O STEP age como um centralizador de informação, trazendo governança de dados, ferramentas de data quality, integração, segurança e rastreabilidade para toda empresa”, explica Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems.

A Saraiva iniciou sua operação de comércio eletrônico em 1998. Em 2010, a rede lançou o Saraiva Digital Reader, plataforma para leitura de e-books.

Já em 2015, deu início ao programa de transformação digital com a implantação do ERP SAP S/4 Hana, além de uma nova solução de PDV para lojas físicas, marketplace e evolução da plataforma e-commerce. 

A adoção da plataforma de MDM da Stibo Systems tem o intuito de apoiar todas estas iniciativas.

A ferramenta STEP Trailblazer da Stibo Systems permitiu a Saraiva orquestrar todo o processo, envolvendo as áreas de negócios - como cadastro, comercial, fiscal, logística, e-commerce, entre outras - com segurança de dados, informações não duplicadas, funcionalidades de aviso por e-mail, garantia de SLA, visão total dos processos, KPI de completitude e indicadores de onde se encontram as tarefas. 

“Nós decidimos implementar o STEP como plataforma de gestão de dados mestres para garantir qualidade, agilidade e controle na gestão de dados de produtos, além da integração com nossas soluções corporativas”, afirma Daniel Arruda gerente de TI Corporativo.

Entre as ofertas da Saraiva estão livros, jogos, música, filmes, smartphones, notebooks e outros aparelhos eletrônicos. As lojas físicas da rede recebem mais de 60 milhões de visitantes por ano, enquanto e-commerce atende a mais de 3 milhões de encomendas anualmente.

A Stibo Systems, fundada em 1976, possui mais de 500 colaboradores em 19 escritórios pelo mundo, atendendo 330 empresas.

No Brasil, a empresa tem parceiros como GS&Comm (do grupo Gouvêa de Souza), Deloitte, Wipro, Cognizant, Infosys, Tata, Tech Mahindra e Voxxel.