E-COMMERCE

ClearSale compra Send4

20/02/2020 09:27

Companhia de prevenção de fraude compra startup focada em devoluções.

Léo Frade e Cristian Trentin, sócios da Send4.

Tamanho da fonte: -A+A

A ClearSale, líder no mercado brasileiro de detecção de fraude em compras no comércio eletrônico, está diversificando seu portfólio com aquisição da curitibana Send4, cujo produto foca em atender processos de devoluções no e-commerce.

Não foi revelado o valor do negócio.

Hoje, a ClearSale é responsável por 85% das análises de informações antifraude do varejo online e já evitou mais de R$ 1,4 bi em prejuízos para o varejo eletrônico em 2018. 

Já a Send4 oferece o produto Troque Fácil, plataforma que facilita o processo de trocas, conseguindo garantir a conversão das devoluções em até 75%, quando a média de mercado é de 30%. 

Desde o início das operações do Troque Fácil, foram mais de R$ 60 milhões em valor de produtos trocados ou devolvidos, atendendo mais de 260 mil consumidores e 200 e-commerces.

“Atualmente, são dois os gargalos da logística reversa: um está associado aos riscos de fraudes do processo, com perdas tanto para o cliente como para o varejista, e o outro na experiência do cliente nos processos de troca”, explica Bernardo Lustosa, CEO da ClearSale.

De acordo com uma pesquisa da E-Bit, 92% dos clientes que fazem uma compra e precisam passar pelo processo de troca ou devolução voltariam a comprar na mesma loja se tiverem uma boa experiência de pós-venda. 

No Troque Fácil, a solicitação para troca ou devolução de um item comprado pode ser feito online, sem a necessidade de ligar para uma central telefônica. 

Após a solicitação, o cliente recebe um código de postagem para devolver o produto e recebe informações sobre o status da devolução por e-mail. 

O produto já é usado por 150 e-commerces, incluindo nomes fortes como Decathlon, Passarela e Grendene. 

A empresa foi acelerada pela 500.co, um dos mais importantes programas de aceleração do Vale do Silício, e desde então figurou em rankings como o TOP2 Customer Service 2019 e TOP10 Retailtech 2018 pela 100 open startups, Prêmio Start me Up 2017 (Latam Retail Show).

Para a Send4, a venda é uma oportunidade de crescimento.

“A venda da Send4 para a ClearSale é estratégica pois nos permite acessar novos mercados, principalmente o internacional, que é nosso foco para 2020”, explica Cristian Trentin, co-fundador da Send4.

A Send4 é o segundo negócio que Trentin vende. A primeira foi o EcoBike Courier, um serviço de entregas com bicicletas que foi precursor da onda de companhias no segmento, vendido em 2016. 

Trentin já entrou duas vezes na lista dos 30 jovens abaixo de 30 anos com destaque no Brasil.

O CEO da Send4 é Léo Frade, que até o final do ano passado era sócio do Grupo Neoyama, uma companhia de automação industrial de Joinville.

Ele também foi gerente comercial da fabricante de antivírus BitDefender no Brasil.

Veja também

ATENDIMENTO
B2W cria assistente virtual com Google Cloud

Por enquanto, ferramenta é oferecida na Americanas via WhatsApp.

E-COMMERCE
Comércio eletrônico deve crescer 18% em 2020

Com movimentação de R$ 106 bilhões, projeção é que vendas tenham tíquete médio de R$ 310.

VENDAS
Novo Mundo integra e-commerce com Anymarket

Varejista já conta com mais de 9,9 milhões de usuários na loja virtual.

PLATAFORMA
Livraria Cultura migra e-commerce para VTEX

Curiosamente, não faz muito a concorrente Saraiva optou pela mesma plataforma.

MAIS UMA
Linx compra Neemo, dona do Delivery App

Aquisição é mais um passo para reforçar a estratégia de cross selling da empresa. 

FINTECH
Linx adquire PinPag

Transação pode chegar a R$ 200 milhões até 2022.

LEILÃO
Magazine Luiza compra Estante Virtual

Marketplace de livros usados foi arrematado em lance único de R$ 31 milhões.

GRAMADO
Sierra Móveis tem e-commerce com WT.AG

Agência utilizou a plataforma Dooca para loja on-line de artigos de luxo.

VENDAS
Le Postiche tem e-commerce com Linx

Varejista já era cliente da empresa, com analytics, desde 2018.

E-COMMERCE
VTEX tem novo head SMB

Pedro Henrique Freitas assume o cargo de Alfredo Soares, agora VP institucional.

STARTUP
Bling quer aumentar pessoal em 70%

Nova sede será inaugurada para suportar crescimento da equipe em 2020.

CIFRAS
DB1 Group fatura R$ 64,5 milhões, alta de 51%

Empresa acumula um crescimento de mais de 40% por três anos consecutivos.

CARTÃO
Ebanx terá conta digital com Visa e Dock

Fintech B2B agora aposta também na relação com consumidor final.

CARRINHO DE COMPRAS
B2W compra Supermercado Now

Estimativa da transação é entre R$ 80 e R$ 100 milhões.