Léo Frade e Cristian Trentin, sócios da Send4.

A ClearSale, líder no mercado brasileiro de detecção de fraude em compras no comércio eletrônico, está diversificando seu portfólio com aquisição da curitibana Send4, cujo produto foca em atender processos de devoluções no e-commerce.

Não foi revelado o valor do negócio.

Hoje, a ClearSale é responsável por 85% das análises de informações antifraude do varejo online e já evitou mais de R$ 1,4 bi em prejuízos para o varejo eletrônico em 2018. 

Já a Send4 oferece o produto Troque Fácil, plataforma que facilita o processo de trocas, conseguindo garantir a conversão das devoluções em até 75%, quando a média de mercado é de 30%. 

Desde o início das operações do Troque Fácil, foram mais de R$ 60 milhões em valor de produtos trocados ou devolvidos, atendendo mais de 260 mil consumidores e 200 e-commerces.

“Atualmente, são dois os gargalos da logística reversa: um está associado aos riscos de fraudes do processo, com perdas tanto para o cliente como para o varejista, e o outro na experiência do cliente nos processos de troca”, explica Bernardo Lustosa, CEO da ClearSale.

De acordo com uma pesquisa da E-Bit, 92% dos clientes que fazem uma compra e precisam passar pelo processo de troca ou devolução voltariam a comprar na mesma loja se tiverem uma boa experiência de pós-venda. 

No Troque Fácil, a solicitação para troca ou devolução de um item comprado pode ser feito online, sem a necessidade de ligar para uma central telefônica. 

Após a solicitação, o cliente recebe um código de postagem para devolver o produto e recebe informações sobre o status da devolução por e-mail. 

O produto já é usado por 150 e-commerces, incluindo nomes fortes como Decathlon, Passarela e Grendene. 

A empresa foi acelerada pela 500.co, um dos mais importantes programas de aceleração do Vale do Silício, e desde então figurou em rankings como o TOP2 Customer Service 2019 e TOP10 Retailtech 2018 pela 100 open startups, Prêmio Start me Up 2017 (Latam Retail Show).

Para a Send4, a venda é uma oportunidade de crescimento.

“A venda da Send4 para a ClearSale é estratégica pois nos permite acessar novos mercados, principalmente o internacional, que é nosso foco para 2020”, explica Cristian Trentin, co-fundador da Send4.

A Send4 é o segundo negócio que Trentin vende. A primeira foi o EcoBike Courier, um serviço de entregas com bicicletas que foi precursor da onda de companhias no segmento, vendido em 2016. 

Trentin já entrou duas vezes na lista dos 30 jovens abaixo de 30 anos com destaque no Brasil.

O CEO da Send4 é Léo Frade, que até o final do ano passado era sócio do Grupo Neoyama, uma companhia de automação industrial de Joinville.

Ele também foi gerente comercial da fabricante de antivírus BitDefender no Brasil.