Nos primeiros nove meses de 2019, a Marcopolo teve receita líquida de R$ 3,121 bilhões. Foto: divulgação.
A Marcopolo, fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, lançou um e-commerce para vender sua linha de componentes genuínos de reposição, assim como peças originais de diferentes marcas de chassis.
Batizada de Marcopolo Parts, a plataforma desenvolvida pela CWS conecta o usuário à loja parceira mais próxima através da ferramenta de geolocalização.
Na consulta, o cliente pode visualizar peças que servem para todo portfólio, apresentadas com imagens individuais, código de identificação, nome, tipo de veículo e aplicação, lojas com estoque disponível, além do preço da peça e do frete estimado.
Após a compra, o prazo de entrega dos produtos é de um a três dias, dependendo da região e da peça solicitada.
Entre os componentes vendidos on-line, estão produtos das três marcas da companhia, que são Marcopolo, Neobus e Volare, além de outras empresas de chassis de ônibus, como Mercedes, Volvo, que possuam produtos Marcopolo encarroçados nesses chassis.
Segundo a empresa, o pós-venda começou a se tornar uma área importante na empresa em 2018.
Hoje a Marcopolo atua com o estoque de peças em quatro filiais, nos estados de Paraná, São Paulo Santa Catarina e Minas gerais.
Com a plataforma, serão cerca de 60 diferentes tipos de players integrados no Brasil inteiro.
Para a marca Volare, a empresa trabalha com concessionários com uma operação parecida com as de marcas e carros. Já quando se fala das marcas Marcopolo e Neobus, a empresa tem representações e filiais.
De acordo com a Marcopolo, a diferença maior deste mercado B2B é que, ao invés da empresa cliente ir até concessionária resolver uma questão, como normalmente as pessoas físicas fazem com carros, as empresas fazem o contato por telefone e quem leva o ônibus no local é algum de seus motoristas.
Neste caso, a compra por e-commerce facilitaria esse processo com o autoatendimento.
Até o final de março, a Marcopolo Parts deve receber atualizações, permitindo que o cliente final visualize os estoques integrados de todos esses dealers, com o preço público sugerido, entre outras funcionalidades.
Neste período, a ideia é que a plataforma também tenha a funcionalidade de selecionar a opção de serviço para a instalação daquele item.